A Secretaria do Tesouro Nacional comunicou que não haverá venda de títulos públicos pelo Tesouro Direto nesta terça-feira, 24 de setembro de 2024. A suspensão se deve à greve dos servidores da instituição, que começou no início de agosto.

Assim, pessoas físicas não poderão comprar títulos públicos pela internet nesse dia. A interrupção se estenderá a todo o sistema financeiro, afetando também bancos e instituições financeiras que fazem o intermédio das negociações.

As operações agendadas para o dia 24 foram canceladas. O Tesouro Direto recomenda que os investidores reprogramem suas negociações para após essa data, assim que as operações forem normalizadas. No entanto, as operações de resgate antecipado de títulos continuarão normalmente, permitindo que os investidores retirem seus investimentos se desejarem.

Motivos da Greve

Os servidores do Tesouro Nacional estão em greve desde agosto, reivindicando inclusão de reajustes salariais na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025. Devido à greve, algumas atividades, como a divulgação do Relatório Mensal da Dívida Pública, também foram adiadas.

Até o momento, não está claro se as divulgações programadas para esta semana também sofrerão alterações.

Lançado em 2002, o Tesouro Direto permite que pessoas físicas comprem títulos públicos federais de forma simples e acessível. É um dos investimentos mais populares no Brasil, especialmente entre pequenos investidores, oferecendo diferentes tipos de títulos, como Tesouro Selic, Tesouro IPCA e Tesouro Prefixado, cada um com características e prazos variados.

Repercussão para os investidores

A greve impacta diretamente milhares de investidores que utilizam o Tesouro Direto para aplicações de médio e longo prazo. Embora a compra de novos títulos esteja suspensa, o Tesouro informa que os resgates de títulos continuam sem interrupções, garantindo liquidez para os investidores.

O Tesouro recomenda que esses investidores reprogramem suas compras para datas futuras. A continuidade das operações de resgate proporciona uma opção de liquidez, permitindo que investidores antecipem o retorno de seus investimentos.

Retomada das vendas

Ainda não há uma data definida para a normalização das vendas de títulos. A Secretaria do Tesouro Nacional poderá emitir novos comunicados conforme a situação evolui. Para investidores que já possuem títulos, as regras de resgate permanecem inalteradas, garantindo a continuidade das operações de resgate antecipado.

Investidores são aconselhados a monitorar os comunicados oficiais da Secretaria no site do Tesouro Nacional e das corretoras para se manterem informados sobre quaisquer mudanças nas operações do Tesouro Direto.