Você já ouviu falar da nova rede social, o Threads? Ela foi lançada pela Meta - dona do Facebook e do Instagram - nessa quarta-feira, 5 de julho, e poucas horas depois já tinha mais de 10 milhões de usuários. No estilo microblog, a rede é voltada para textos e é uma concorrente do Twitter.
Uma das coisas que facilita o acesso a rede social nova é que quem tem uma conta no Instagram pode entrar na nova rede social usando o mesmo usuário e senha.
A ideia de Mark Zuckerberg, dono da Meta, responsável pela nova rede social, é atingir 1 bilhão de usuários. O Twitter - comprado por Elon Musk em 2022 - tem hoje cerca de 200 milhões de cadastrados. A rede social tem 17 anos.
A previsão de lançamento da nova redes social era para essa quinta-feira, dia 6, no entanto, a Meta decidiu antecipá-lo.
Como funciona o Threads?
A rede social recém nascida foi anunciada como um espaço de "atualizações em tempo real e conversas públicas" e é bastante semelhante ao Twitter.
Nos posts ela suporta até 500 caracteres, além de links, fotos e vídeos de até 5 minutos. Também é possível curtir, comentar e compartilhar o que outras pessoas publicaram.
O usuário decide quem pode responder seus posts, se seu perfil é aberto ou fechado, e tem alguns recursos de segurança como o filtro que oculta termos específicos em comentários.
Além disso, informações do perfil do usuário no instagram como a biografia, podem ser importados e os bloqueados no Instagram também são bloqueados no novo app.
O Threads tem monetização?
Mas uma das coisas que muitas pessoas estão se perguntando é como será a monetização desse novo app, especialmente para influenciadores digitais. Será que haverá monetização?
O que é importante saber é que apesar de ser parecida com o Twitter e também ter semelhanças com o Instagram, especialistas explicam que o Threads faz parte dos novos serviços da Web 3.0 e segue a mesma premissa ao redor do blockchain, do bitcoin, no qual a infraestrutura do serviço é gestada de forma descentralizada.
No caso, o Threads se integrará ao protocolo de mídia social usado pelo pioneiro app Mastodon, chamado ActivityPub. É como se existisse um conselho gestor que toma decisões em grupo sobre o funcionamento da rede social.
Por isso, esse novo app é visto como uma grande oportunidade para influenciadores. Ainda não há muitas informações sobre como funcionará a monetização dentro do app, mas quem se interessa pela produção de conteúdos, pode começar a reunir uma audiência e usar isso para negociar com apoios, anunciantes, etc, como já acontece em outras redes sociais.
Vale destacar que a Web 3.0, por origem, oferece aos usuários a propriedade de seus próprios dados, ou seja, eles são tratados como um bem pessoal. Por isso, os usuários podem ser remunerados pelo trabalho que realizarem nas redes sociais.
Como baixar o Threads
No seu celular encontre e clique na loja de aplicativos (Play Store para Android e App Store para iPhone). Em seguida, use a barra de pesquisa no topo da tela e digite "Threads". Na lista de aplicativos sugeridos, escolha aquele correspondente ao ícone do Threads da Meta e depois clique em Instalar. Por fim, aguarde até que o aplicativo seja baixado e instalado no seu dispositivo.
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