A Receita Federal libera nesta segunda-feira, 23 de setembro, a partir das 10h, a consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Cerca de 511 mil contribuintes que enviaram a Declaração do IR poderão saber se estão entre os contemplados. O lote inclui, além das restituições de 2024, valores residuais de anos anteriores.

O total de R$ 1,03 bilhão será distribuído entre 511.025 contribuintes, com 40% desse montante destinado a contribuintes com prioridade. Entre eles, cerca de 86 mil residentes no Rio Grande do Sul, que, devido às enchentes na região, tiveram prioridade no pagamento das restituições.

Contribuintes do Rio Grande do Sul que regularizaram sua situação em julho também foram incluídos nesta lista prioritária. Em agosto, 47.238 contribuintes gaúchos receberam suas restituições, contemplando também anos anteriores.

Categorias de prioridade no pagamento

Entre os contemplados, 201.381 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida tiveram prioridade no recebimento. Desde 2022, o uso da chave Pix do CPF na declaração oferece essa vantagem.

Outras categorias contempladas incluem:

  • 106.289 contribuintes não-prioritários e sem chave Pix;
  • 86.570 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul;
  • 75.686 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 23.180 professores;
  • 11.188 idosos acima de 80 anos;
  • 6.731 pessoas com deficiência física, mental ou com doença grave.

Como consultar e receber a restituição

A consulta pode ser realizada no site da Receita Federal, na seção "Meu Imposto de Renda", ou pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones. O pagamento das restituições está previsto para o dia 30 de setembro, diretamente na conta bancária ou chave Pix informada na declaração.

Caso o contribuinte não esteja entre os contemplados, ele poderá verificar possíveis pendências no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Se houver alguma irregularidade, uma declaração retificadora pode ser enviada, aguardando então os próximos lotes.

Se a restituição não for depositada por motivos como conta desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O agendamento do crédito pode ser feito no Portal BB ou por meio da Central de Relacionamento do banco.

Após um ano, o contribuinte deverá solicitar o resgate da restituição não sacada pelo Portal e-CAC, na seção "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".