O verão acabou de chegar no Hemisfério Sul e muitos brasileiros já estão se programando para passar a virada do ano de 2022 e entrar em 2023 em grande estilo. Desta forma, muitos veranistas aproveitam as festas de final do ano para curtir o Ano Novo à beira-mar.

A nova estação traz consigo a primavera ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), que ficará ativa, ocorrendo fortes tempestades atípicas com rajadas de vento de 50 a 70 km/h, em média, no centro-norte do Brasil.

De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas fortes provocadas pela ZCAS podem chegar ao Espírito Santo, centro-norte e litoral sul do Rio de Janeiro, além de parte de Minas Gerais, de Goiás, do Mato Grosso, do Pará e do Amazonas.

Os temporais poderão atingir as capitais de Vitória, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Cuiabá e Manaus. Já um Vcan (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis) da atmosfera está se aproximando do Nordeste e aumenta as condições para que ocorra mais chuva.

Veja abaixo, a previsão do tempo para o litoral brasileiro no Ano Novo.

Previsão do tempo para o Ano Novo por região

Região Sudeste: as temperaturas devem ficar amenas na última semana de 2022, trazendo chuva forte com temporais para o estado de São Paulo a partir do dia 28 até o inicio de janeiro devido à formação de um persistente corredor de umidade e a presença de uma frente fria na altura da costa do estado. Assim, deverá ocorrer chuva forte durante a virada na capital e litoral. Há possibilidade da formação de uma ZCAS, fazendo com que no Sul de Minas Gerais e na Serra Fluminense também chova. No Rio De Janeiro, há previsão de mudanças no tempo no dia 1º de janeiro, fazendo com que ocorra aumento da chuva e dos ventos. No entanto, a chuva atinge a Costa Verde desde sexta-feira, dia 30 de dezembro, com continuidade ao longo da virada. Na capital carioca, pode chover durante a tarde do dia 31, mas não deve chover na hora da virada.

Região Nordeste: intensidade de calor e de umidade na região, fazendo com que ocorram condições de instabilidade e chuva em alguns estados, como Bahia e Pernambuco. No momento da virada, deve chover fraco em Salvador, Aracaju, Recife, João Pessoa e Natal.

Região Centro-Oeste: a previsão é de temperaturas elevadas e bastante chuva, com ventos úmidos em toda a região. A chuva deverá ser mais frequente em MS, no sul e leste de MT e no sul de GO. Já em Goiânia e Brasília terá chuvas pela tarde, mas com expectativa de poucas nuvens na hora da virada do ano.

Região Sul: no Sul do país, as condições meteorológicas devem ser bastante variadas, fazendo com que Paraná e Santa Catarina tenham chuva e temperaturas mais amenas. Já no Rio Grande do Sul, o tempo deve ficar seco e gradativo, com aumento das temperaturas. Nos dias que antecedem a virada do ano, a passagem de uma frente fria deve mudar o tempo seco, trazendo chuvas fortes e com alto potencial de temporais e transtornos novamente sobre o leste de SC e do PR.

Região Norte: o tempo deve ficar bastante abafado e com muito calor, chegando a temperaturas altas. Um corredor de umidade tende a se formar e Rondônia, Acre e Amazonas devem ter temporais mais frequentes com grandes volumes de chuva. No Tocantins e Pará, deve ocorrer chuvas mais irregulares.

Alertas do tempo no litoral e demais regiões

Para aquelas pessoas que estão planejando passar o Ano Novo ao ar livre ou nas praias do país, devem ficar atentas às previsões do tempo e se proteger da chuva e temporais. É muito importante ficar atento às orientações das autoridades como a Defesa Civil para casos de alerta de condições meteorológicas extremas.