Setembro foi um mês agitado no mercado automobilístico brasileiro, com vendas aquecidas e um ranking de carros mais vendidos com algumas surpresas. De acordo com os dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Volkswagen Polo conquistou o primeiro lugar, com um total de 9.515 unidades vendidas.

No total, foram 145.682 automóveis leves vendidos, alta de 1,74% se comparado a Setembro do ano passado.

O Chevrolet Onix, que liderou o mês passado e grande parte do ano, ficou em segundo lugar, com 8.033 veículos comercializados, seguido do Hyundai HB20, que alcançou a marca de 7.622 unidades vendidas.

Esses três modelos lideraram o mercado em setembro, demonstrando a força das montadoras Volkswagen, Chevrolet e Hyundai no país. A surpresa do mês foi a GM Tracker, 5ª mais vendido em Setembro com 6.537 unidades.

10 mais vendidos em setembro

Confira abaixo a lista dos 10 carros mais vendidos em setembro:

  • Volkswagen Polo: 9.515 unidades
  • Chevrolet Onix: 8.033 unidades
  • Hyundai HB20: 7.622 unidades
  • Fiat Strada: 7.164 unidades
  • Renault Kwid: 5.032 unidades
  • Fiat Argo: 5.938 unidades
  • Fiat Mobi: 6.016 unidades
  • Chevrolet Tracker: 6.537 unidades
  • Chevrolet Onix Plus: 6.788 unidades
  • Volkswagen Nivus: 4.771 unidades

Já no acumulado do ano, VW/Polo, GM/Onix e Hyundai HB20 lideram a lista, nessa ordem. Confira os 30 mais comercializados até aqui em 2023:

Carros mais vendidos em Setembro, até Setembro - Fonte; FENABRAVE
Carros mais vendidos em Setembro, até Setembro - Fonte; FENABRAVE

- Veja a lista completa de vendas da Fenarbave de Setembro

Queda nos emplacamentos em setembro

Ainda de acordo com os dados da Fenabrave, houve uma queda de 5,4% nos emplacamentos de veículos em setembro em relação a agosto. No entanto, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 4,8%, mostrando uma recuperação gradual do mercado.

O presidente da Fenabrave, Andreta Jr., atribui a queda em setembro ao menor número de dias úteis, mas ressalta que o mercado vem mostrando sinais de recuperação nas vendas diárias em comparação com agosto. No entanto, ele observa que os desafios continuam, com crédito restrito e diminuição do poder de compra da população, dificultando o acesso a veículos novos.

Outro destaque é o programa do governo que incentivou a compra de carros zero, contribuindo para o aumento das vendas. A Fenabrave revisou suas projeções para 2023, agora prevendo um crescimento de 7,3% nas vendas de automóveis e comerciais leves, em contraste com a estimativa inicial de estabilidade.