Questões filtradas por: cargo de administrador junior

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001
Matéria: Português
Órgão: COPEL
Ano: 2015

                    Comentários na Internet são “descarrego de ódio”, dizem psicólogos

      Se você busca debates sadios, opiniões ponderadas e críticas construtivas, não entre nos comentários de notícias e posts na Internet. Os itens acima são coisa rara no meio do mais puro “ódio.com”. “

      É um canal de escape emocional 24 horas no ar. Se a emoção é forte, eu descarrego um caminhão de sentimentos nos comentários”, afirma Andréa Jotta, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Psicologia em Informática da PUC-SP. “O problema é que a Internet deixa aquilo eterno. Você pode mudar de opinião, mas aquilo fica registrado e pode te prejudicar no futuro”, completa.

      Dez anos atrás se popularizou o conceito de “Web 2.0”, e os sites noticiosos abriram espaço para os internautas opinarem sobre as reportagens. A ideia original era tornar os portais de notícia “uma rua de mão dupla”. Na prática, o espaço virou um congestionamento de palavrões, ameaças e preconceitos.

      “A tecnologia da internet fez explodir a demanda social da catarse. As opiniões são sempre radicais, explosivas”, opina o psicólogo Jacob Pinheiro Goldberg. “A lógica binária da internet estimula a visão maniqueísta do mundo: ou você é contra ou a favor. A sutileza não é o traço essencial da internet”, argumenta.

       A interatividade acabou gerando duas crias indesejadas: os “trolls” e os “haters”. O primeiro é um polemista que se diverte com a repercussão de suas “troladas”, gíria para opiniões descabidas e zombeteiras só publicadas para gerar revolta nos outros internautas.

      Já os “haters” são acusadores que distribuem sua fúria contra times, partidos, religiões, raças, gêneros, opções sexuais, gostos musicais e o que tiver em pauta.

(Rodrigo Bertolotto, disponível em <http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redaçao/2015/08/13/botao-de-comentario-vira-descarrego-de-odio-dizem-psicologos.htm>, 13/08/2015) 

De acordo com o texto, podemos entender “demanda social da catarse" como:

002
Matéria: Português
Órgão: COPEL
Ano: 2015

Quanto às normas da língua padrão, considere as seguintes frases:

1. Foi decidido pela diretoria as diretrizes orçamentárias para o ano seguinte.

2. Os diretores haviam chegado às conclusões já previstas pelo estatuto no ano anterior.

3. A presidência alegou que não haverão cortes substanciais nos investimentos da empresa.

4. A cúpula dos diretores eleitos tem plenas condições de elaborar o planejamento necessário.

Observam a norma escrita culta do português brasileiro as sentenças:

003
Matéria: Administração Geral
Órgão: COPEL
Ano: 2015

Com base no modelo da Teoria Burocrática de Max Weber, considere as seguintes afirmativas:

1. A especialização é uma divisão do trabalho, fazendo-se necessário o aproveitamento de servidores especializados e utilizando do mérito e da habilidade profissional para desempenhar as tarefas organizacionais.

2. Competência é a definição das atribuições de cada unidade de trabalho.

3. A comunicação é verbal, expondo-se as regras e decisões de modo informal.

4. Lógica e razão ficam em segundo plano nesse modelo administrativo, que foca na flexibilidade das ações dos indivíduos.

Assinale a alternativa correta.

004
Matéria: Matemática Financeira
Órgão: COPEL
Ano: 2015

Considerando a capitalização composta, assinale a alternativa que apresenta a taxa semestral equivalente a 73% ao ano.

005
Matéria: Administração Financeira e Orçamentária
Órgão: COPEL
Ano: 2015

Com relação às Finanças Públicas e os assuntos correlatos, identifique as alternativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O aumento de oferta de moeda aumenta a disponibilidade de dinheiro, o que induz a queda de juros.

( ) A diferença entre a despesa orçamentária e a receita orçamentária, quando positiva, é o superávit público.

( ) Das receitas orçamentárias do estado, as receitas de capital são geradas através de empréstimos e vendas de bens.

( ) A carga tributária é calculada através da relação entre a arrecadação tributária e o Produto Interno Bruto (PIB).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

006
Matéria: Administração Geral
Órgão: COPEL
Ano: 2015

Conforme Chiavenato (2003), o papel do administrador varia de acordo com o nível organizacional em que está alocado. No nível intermediário, exige-se do administrador:

007
Matéria: Análise e Descrição de Cargos
Órgão: COPEL
Ano: 2015

A descrição de cargos, segundo Chiavenato (2003):

008
Matéria: Remuneração e Benefícios
Órgão: COPEL
Ano: 2015

O presidente de uma grande empresa do comércio varejista afirmou: “Anualmente comparamos nossos salários com o restante do mercado através de pesquisas. Nossa empresa tem ótimos benefícios, que se tornam uma forma de salário indireto. Cerca de 80% do nosso pessoal têm remuneração definida por comissões; na concorrência a maioria é salário fixo. Estamos com um salário até 20% acima do mercado". Assinale a alternativa que indica o tipo de remuneração aplicado para os 80% de funcionários acima mencionados.

009
Matéria: Conceito, competência legislativa, sujeitos e finalidades das licitações
Órgão: COPEL
Ano: 2015

Considerando a Lei das Licitações (Lei nº 8.666/93), assinale a alternativa correta.

010
Matéria: Capital Intelectual
Órgão: COPEL
Ano: 2015

O capital intelectual das organizações é um dos conceitos mais discutidos da gestão moderna de pessoas. Acerca desse conceito, assinale a alternativa correta.