Questões filtradas por: cargo de analista de suporte

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.

001
Matéria: Inovação incremental
Órgão: FINEP
Ano: 2011

Para efeito de desenvolvimento de inovação tecnológica, nos termos da legislação pertinente, tem-se que os(as)

002
Matéria: Memória
Órgão: FINEP
Ano: 2011

Memória virtual é uma técnica de gerência de memória que mantém apenas parte do código de execução e parte da área de dados dos programas em memória real. Nesse contexto, a técnica de paginação divide o espaço de endereçamento

003
Matéria: Sistemas Operacionais
Órgão: FINEP
Ano: 2011

Considere as afirmações abaixo sobre os critérios que devem ser adotados em uma política de escalonamento de processos (tarefas) em sistemas multiprogramáveis.
I - A política de escalonamento de processos tem como critério maximizar a utilização do processador, mantendo-o ocupado a maior parte do tempo e balance- ando sua utilização entre os diversos processos.

II - A política de escalonamento de processos busca maximizar o número de processos (tarefas) executados em um determinado intervalo de tempo.

III - Maximizar o tempo que um processo leva desde sua admissão até o seu término é um critério típico da política de escalonamento de processos.

IV - Minimizar o tempo de resposta, oferecendo tempos de resposta razoáveis para os usuários é um dos critérios da política de escalonamento de processos.
Estão corretas as afirmações

004
Matéria: Redes de Computadores
Órgão: FINEP
Ano: 2011

Um roteador IPv4 precisa encaminhar um pacote IPv4 que possui endereço de destino igual a 200.218.175.122. A tabela de rotas corrente do roteador é apresentada abaixo.
Imagem 005.jpg
Qual o endereço IPv4 do Próximo Salto que será selecionado para encaminhamento?

005
Matéria: Ataques e ameaças
Órgão: FINEP
Ano: 2011

O ataque de inundação (flooding) visa a sobrecarregar o alvo ou a rede do alvo com uma grande quantidade de tráfego que possibilite provocar a negação de serviço (Denial of Service – DoS) de solicitações de usuários legítimos de um sistema. A arquitetura TCP/IP facilita, em parte, esta ação maliciosa. Em particular, a técnica conhecida como inundação SYN visa a explorar o processo de

006
Matéria: Samba
Órgão: FINEP
Ano: 2011

O Samba é um pacote de software que implementa o CIFS (Common Internet File System) em hosts UNIX. Nesse pacote, as funcionalidades de serviço de arquivo e de impressão, bem como autenticação e autorização, são implementadas pelo daemon smbd, que utiliza o arquivo de configuração smb.conf. A opção do arquivo smb.conf, que deve ser utilizada na área de descrição de um compartilhamento de recurso, para autorizar o acesso APENAS aos usuários pertencentes aos grupos professores e secretarias, é

007
Matéria: Redes Linux
Órgão: FINEP
Ano: 2011

O Network File System (NFS) permite o compartilhamento de sistemas de arquivos entre computadores. No sistema operacional Linux, os clientes que podem acessar um determinado sistema de arquivos são apresentados em uma lista no arquivo exports, que indica as opções de acesso de cada cliente.
A opção que permite o acesso de um cliente como root em um sistema de arquivos compartilhado é

008
Matéria: RAID (Redundant Array of Independent Disks)
Órgão: FINEP
Ano: 2011

O RAID (Redundant Arrays of Inexpensive Disks) consiste em um agrupamento de unidades de discos físicos, visto pelo sistema operacional como uma única unidade de disco lógico. Com relação aos níveis de RAID 0, 1, 4, 5 e 6, considere as afirmativas abaixo.
I - O RAID nível 0 utiliza a técnica de intercalação de dados (striping) para melhorar o desempenho de acesso aos dados e a técnica de redundância baseada em paridade de bloco intercalada.

II - O RAID nível 1 utiliza a técnica de redundância pela simples duplicação dos dados (espelhamento).

III - O RAID nível 4 e o de nível 5 são semelhantes ao RAID 0, mas ambos utilizam a técnica de redundância baseada em paridade de bloco intercalada e distribuída.

IV - O RAID nível 6 é semelhante ao RAID 0, mas utiliza a técnica de redundância baseada em dois cálculos de paridade diferentes, e os resultados são armazenados em blocos separados em discos distintos.
É correto APENAS o que se afirma em

009
Matéria: Sistemas Operacionais
Órgão: FINEP
Ano: 2011

Em sistemas multiprogramáveis, os processos podem concorrer pelos recursos do sistema. Essa concorrência pode provocar uma situação conhecida como deadlock, que só ocorre quando todas as seguintes condições estão presentes, ao mesmo tempo, em um sistema:

010
Matéria: Criptografia
Órgão: FINEP
Ano: 2011

Um algoritmo de cifra de bloco é um elemento básico para fornecer segurança aos dados que devem ser criptografados. O NIST publicou na Special Publications 800-38A, uma lista com modos de operação de cifra de bloco que são usados com qualquer cifra de bloco simétrica, incluindo DES triplo e AES.
Os modos de operação publicados são: