Questões filtradas por: cargo de analista previdenciário - contabilidade

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.

001
Matéria: Contabilidade Geral
Órgão: INSS
Ano: 2005

Dentre as fontes do patrimônio líquido, podem-se destacar:

002
Matéria: Contabilidade Geral
Órgão: INSS
Ano: 2005

As informações abaixo foram colhidas na Cia. Alvorada.

⋅ Ocorreu um erro contábil no exercício de 2002, somente identificado após a publicação das Demonstrações Contábeis, e que aumentaria o resultado daquele exercício em R$ 56.000,00.
⋅ Em novembro de 2003 houve um aumento de capital de R$ 1.000.000,00, com a seguinte origem: Transferência de Reserva de Capital, R$ 500.000,00; Lucros Acumulados, R$ 200.000,00; e Aporte de Recursos por parte dos sócios, R$ 300.000,00.
⋅ Em dezembro, por não ter ocorrido o fato que a originou, foi realizada a reversão das Reservas para Contingências no valor de R$ 50.000,00.
⋅ O Lucro Líquido do exercício montou a R$ 487.500,00.
⋅ O número de ações da empresa em 2003 era de 780.000.

A Diretoria apresentou a seguinte proposta para distribuição do Lucro Líquido:

⋅ Reserva Legal 5%
⋅ Reserva Estatutária 10%
⋅ Reserva para Contingência R$ 100.000,00
⋅ Dividendos R$ 0,25 por ação

Considere, a seguir, as características da Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido.



Tendo em vista todas as informações apresentadas, o valor que será retirado do grupo do Patrimônio Líquido, em reais, é:

003
Matéria: Contabilidade Geral
Órgão: INSS
Ano: 2005

Analise a tabela abaixo.

imagem-002.jpg

Sabe-se que:

⋅ os Departamentos A, B, C, D e E são de serviços;
⋅ os Departamentos Alfa, Beta e Gama são de produção;
⋅ já foi realizado o rateio primário (rateio dos custos indiretos de fabricação aos diversos departamentos);
⋅ o Departamento A serve a todos os demais departamentos, utilizando como critério de rateio o número de empregados de cada um.

As bases de rateio são apresentadas a seguir.

imagem-003.jpg

Com base nos dados acima, os valores, em reais, rateados do Departamento A para os Departamentos Alfa, Beta e Gama, respectivamente, são:

004
Matéria: Contabilidade Geral
Órgão: INSS
Ano: 2005

Durante o processo denominado “Padronização das Demonstrações Financeiras”, cujo objetivo é preparar as demonstrações para a análise, a conta “Duplicatas Descontadas”, se existir, deverá ser:

005
Matéria: Auditoria
Órgão: INSS
Ano: 2005

A amplitude dos testes de auditoria realizados pelo auditor externo numa determinada empresa será calibrada pelo(a):

006
Matéria: Auditoria
Órgão: INSS
Ano: 2005

A Empresa Mar Adriático S/A, após a realização da auditoria externa, publicou, em conjunto com as demonstrações contábeis, o parecer da empresa de auditoria transcrito abaixo.

Examinamos o Balanço Patrimonial da Companhia de Navegação Mar Adriático S/A levantado em 31 de dezembro de 2002 e as respectivas Demonstrações de Resultado, das Mutações do Patrimônio Líquido e das Origens e Aplicações de Recursos correspondentes ao exercício findo naquela data. Nosso exame foi efetuado de acordo com os padrões de auditoria geralmente aceitos e, conseqüentemente, incluiu as provas nos registros contábeis e outros procedimentos de auditoria que julgamos necessários nas circunstâncias.
Conforme descrito na Nota 2, a Companhia, atendendo à legislação específica, no que se refere à variação cambial especial ocorrida ao final de 2002, optou por apropriar parte das perdas de câmbio do exercício, ao custo do Ativo Imobilizado, com as conseqüências detalhadas na Nota 2. Em nossa opinião, exceto quanto ao mencionado no parágrafo precedente, as demonstrações financeiras referidas no parágrafo 1, acima, representam adequadamente a posição patrimonial e financeira da Companhia de Navegação Mar Adriático S/A em 31 de dezembro de 2002 e o resultado de suas operações, as mutações do seu patrimônio líquido e as origens e aplicações de seus recursos correspondentes ao exercício findo naquela data, de acordo com princípios de contabilidade geralmente aceitos, aplicados de maneira consistente em relação ao exercício anterior.


O presente parecer pode ser classificado como:

007
Matéria: Administração Financeira e Orçamentária
Órgão: INSS
Ano: 2005

São definidas como extra-orçamentárias as receitas que não podem ser previstas no orçamento ou que têm caráter transitório e que correspondem a fatos de natureza estritamente financeira, decorrentes da própria gestão das entidades. Nesse caso, o Estado é simples depositário de valores que serão restituídos na época oportuna aos interessados, inclusive por decisão administrativa ou sentença judicial. Considerando o texto acima, observe os seguintes elementos:

I. Valores em poder de agentes financeiros e outras entidades.
II. Inscrições de créditos indisponíveis.
III. Salários de servidores não reclamados.
IV. Consignações e outras retenções não pagas ou recolhidas no período.
V. Valores recebidos da alienação de bens imóveis.
VI. Salários de servidores inativos de autarquias.
VII. Valores recebidos de bens de ausentes.
VIII. Inscrições de dívida passiva.
IX. Indenizações trabalhistas.
X. Valores registrados em depósitos de diversas origens.
XI. Inscrições de restos a pagar e do serviço da dívida a pagar.
XII. Ressarcimento de despesas de pessoal requisitado.

Constituem receitas extra-orçamentárias os itens:

008
Matéria: Administração Financeira e Orçamentária
Órgão: INSS
Ano: 2005

Dependendo da forma de governo existente, os orçamentos podem ser classificados em três tipos:

009
Matéria: Contabilidade Pública
Órgão: INSS
Ano: 2005

O conjunto de coisas corpóreas ou incorpóreas, imóveis e semoventes, créditos, direitos e ações, sobre as quais o Estado exerce o direito de soberania em favor da coletividade ou o direito de propriedade privada, quer eles pertençam às entidades estatais, autárquicas e paraestatais, constituem a(os):

010
Matéria: Contabilidade Pública
Órgão: INSS
Ano: 2005

A despesa orçamentária compreende o conjunto dos créditos ou autorizações consignadas na Lei de Orçamento e se realiza por meio da denominada administração de créditos, percorrendo os estágios: