Questões filtradas por: cargo de enfermeiro

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.

001
Matéria: Microsoft PowerPoint 2013
Órgão: SPDM
Ano: 2015

O Powerpoint 2013 BR oferece a possibilidade de se fazer a verificação e correção ortográfica na apresentação criada. Para isso, deve-se clicar no ícone mostrado na Faixa de Opções quando se acionar a guia  na Barra de Menus, ou pressionar a seguinte tecla de função:

002
Matéria: Teorias da Enfermagem
Órgão: SPDM
Ano: 2015

Formalmente, as teorias de enfermagem surgiram a partir da década de 1950, nos Estados Unidos da América e vêm contribuindo para a consolidação da ciência da enfermagem. Sobre as teorias de enfermagem, NÃO é correto afirmar que:

003
Matéria: Diabetes Mellitus
Órgão: CISLIPA
Ano: 2015

Quais são os sinais e sintomas esperados em uma criança apresentando descompensação/coma diabético? 

004
Matéria: Saúde do Idoso
Órgão: Câmara Municipal do Recife-PE
Ano: 2014

A “incapacidade da pessoa, que é usualmente continente, de alcançar o banheiro a tempo de evitar a perda de urina” corresponde à definição do diagnóstico de enfermagem de incontinência urinária:

005
Matéria: Primeiros Socorros
Órgão: TCE-PI
Ano: 2014

Considerando a cena segura, no atendimento de emergência ao trabalhador vítima de trauma multissistêmico, são ações prioritárias na avaliação primária:

I. examinar circulação.
II. avaliar via aérea com controle da coluna cervical.
III. verificar condição neurológica.
IV. realizar exposição.
V. avaliar ventilação.

A sequência lógica e sistemática dessas ações está descrita em

006
Matéria: Enfermagem e Saúde do Trabalhador
Órgão: INES
Ano: 2013

A exposição ocupacional a agentes biológicos decorre da presença desses agentes no ambiente de trabalho, podendo se distinguir em duas categorias de exposição. Sobre o enunciado, assinale a alternativa correta.

007
Matéria: Assistência de Enfermagem ao Recém Nascido
Órgão: UFPB
Ano: 2012

A assistência de enfermagem às intercorrências com recém-nascidos é de fundamental importância para o pronto restabelecimento do RN. Considerando a assistência a esses pacientes, julgue as assertivas abaixo:

Na avaliação da icterícia, não se faz necessário observar a cor da pele do neonato da cabeça aos pés, a cor das escleróticas e membranas mucosas.

008
Matéria: Saúde da Criança e do Adolescente
Órgão: Prefeitura de Juruti - PA
Ano: 2010

Uma criança de três anos chegou à unidade de saúde com diarréia há 14 dias, segundo informações da mãe. O enfermeiro, após avaliação criteriosa, identificou que a criança apresentava sinais de desidratação, a qual não era grave, e em seguida classificou a diarréia como diarréia persistente grave. Diante dessa constatação, e como a criança não tinha outra classificação grave, o profissional tomou a seguinte conduta quanto ao tratamento da diarréia:

009
Matéria: Epidemiologia
Órgão: Prefeitura de Santa Maria Madalena - RJ
Ano: 2010

Considerando a caracterização de uma epidemia pela variável tempo, analise as alternativas:

1. A distribuição dos casos no tempo já tenha permitido identificar o período provável de exposição.
2. A distribuição dos casos for apresentada segundo a data do início dos sintomas.
3. Quando a curva epidêmica estiver elaborada de forma a permitir a tipificação pela transmissão propagada ou por fonte comum ou pela combinação destas duas formas.

No sentido da conclusão da caracterização citada, é correto afirmar que:

010
Matéria: Legislação em Saúde
Órgão: ILSL
Ano: 2013

Considerando a Lei Nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 e Decreto Estadual 58052/2012, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde a resposta correta:

I- É dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão.

II- Os procedimentos previstos destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação, devendo o órgão público divulgar as informações de interesse público exclusivamente quando solicitadas pelo cidadão.

III- Os Municípios com população de até 100.000 (cem mil) habitantes ficam dispensados da divulgação obrigatória na internet, mantida a obrigatoriedade de divulgação, em tempo real, de informações solicitadas pelos cidadãos.

IV- O acesso, a divulgação e o tratamento de informação classificada como sigilosa ficarão restritos a pessoas que tenham necessidade de conhecê-la e que sejam devidamente credenciadas na forma do regulamento, sem prejuízo das atribuições dos agentes públicos autorizados por lei.