Questões filtradas por: cargo de professor

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.

001
Matéria: Vestuário
Órgão: IF-SC
Ano: 2014

As assertivas a seguir fazem parte das principais matérias-primas para a obtenção do poliéster, EXCETO uma. Assinale-a.

002
Matéria: Enologia
Órgão: IF-SC
Ano: 2014

Em relação aos clarificantes utilizados em Enologia, leia as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Bentonite e caseinato de potássio podem ser clarificantes com boa ação em mostos e vinhos brancos com oxidação.
( ) A clarificação de vinhos tintos com clarificantes proteicos necessita de um clarificante mineral.
( ) Cola de peixe possui boa afinidade para a clarificação geral de mostos e vinhos brancos.
( ) Em períodos anteriores, sangue de bovinos era utilizado para clarificação de vinhos tintos.
( ) Taninos são clarificantes adequados à limpeza de mostos brancos.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

003
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de Piraquara - PR
Ano: 2014

A busca pela significação da vida e a compreensão do lugar do ser humano no universo têm sua necessidade respondida, tanto pela arte quanto pela ciência que, de acordo com o PCN Arte, “mediante a construção de objetos de conhecimento que, juntamente com as relações sociais, políticas e econômicas, sistemas filosóficos e éticos, formam o conjunto de manifestações simbólicas de uma determinada cultura”.
Conhecer algumas características do fenômeno artístico torna-se fator facilitador para a interação entre aprendizagem racional e estética, relacionando a arte com a formação integral do aluno.
Neste viés, analise as afirmativas listadas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. A obra de arte situa-se no ponto de encontro entre o particular e o universal da experiência humana.
II. A obra de arte revela para o artista e para o espectador uma possibilidade de existência e comunicação, além da realidade de fatos e relações normalmente desconhecidos.
III. O que distingue essencialmente a criação artística das outras modalidades de conhecimento humano é a qualidade de comunicação entre os seres humanos que a obra de arte propicia, por uma utilização particular das formas de linguagem.
IV. A percepção estética é a chave da comunicação artística.

004
Matéria: Pedagogia
Órgão: SEDUC-AM
Ano: 2014

Leia o fragmento a seguir:
a criança aprende em etapas determinadas pelo professor e através de treinamento. Desta forma, a prática pedagógica estaria voltada para a aquisição de determinados conhecimentos e valores pré-estabelecidos. O papel do professor seria estimular a criança a responder aquilo que ele está pedindo, sem questionamento. Essa teoria acredita que o meio é responsável pela formação do sujeito, sendo o adulto quem vai controlar tudo o que a criança deve aprender.”
A corrente teórica apresentada no fragmento acima é a

005
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano: 2014

De acordo com Vygotsky, na obra A Formação Social da Mente, a tendência de uma criança muito pequena, com menos de três anos, é satisfazer seus desejos imediatamente. Suponhamos que ela queira, por exemplo, ocupar o papel de sua mãe; se não puder tê-lo, poderá ficar muito mal-humorada; no entanto, poderá ser distraída e acalmada de forma a esquecer seu desejo. Nesse sentido, uma criança na idade pré-escolar, com mais de quatro anos, quando surgem desejos (ocupar o papel de sua mãe) que não podem ser imediatamente satisfeitos ou esquecidos,

006
Matéria: Raciocínio Lógico
Órgão: SEDUC-CE
Ano: 2013

Maria telefonou para determinada escola agendando um horário para matricular as crianças João, Marcos e José. Uma dessas crianças é filho de Maria, outra é filho de Ester e a terceira criança é filho de Marta. Ao anotar essas informações, o servidor da escola confundiu os nomes das mães e dos filhos, mas, das informações anotadas, ele pôde concluir que Marta e Ester são irmãs, que José não é filho de Marta e que João não é sobrinho de nenhuma das três mães.

Em face dessa situação, é correto afirmar que as mães de João, Marcos e José são, respectivamente,

007
Matéria: Pedagogia
Órgão: SESC-PE
Ano: 2013

A LDB, Lei nº 9394/96 prevê, no artigo 12, inciso I, que “os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica”. Com base nesse preceito, a escola assume como uma de suas principais tarefas

I. discutir sobre a sua concepção de ensino e aprendizagem e incluí-la no projeto pedagógico escolar.

II. criar e divulgar as recentes tecnologias de ensino que favorecem a aprendizagem.

III. organizar os planos de ensino dos professores e exigir seu cumprimento, visando ao bem da comunidade escolar.

IV. convocar os diversos atores da escola e da comunidade para participar da organização do projeto pedagógico da escola.

Estão CORRETOS os itens

008
Matéria: Pedagogia
Órgão: SESC-PE
Ano: 2013

O processo avaliativo nas instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de

009
Matéria: Engenharia Civil
Órgão: IF-SP
Ano: 2011

Curvas de níveis representam mudanças na topografia em desenhos ortográficos em planta por linhas de elevação comum. Qual alternativa está correta?

010
Matéria: Química
Órgão: IF-SP
Ano: 2011

Um programa de gerenciamento de resíduos deve contemplar dois tipos de resíduos: o ativo (gerado continuamente fruto das atividades rotineiras dentro da unidade geradora), e o passivo, que compreende todo aquele resíduo estocado. Em uma determinada Instituição de Ensino foram analisadas três diferentes amostras de resíduos sem identificação. A tabela abaixo apresenta os resultados encontrados em cada um dos testes:




Com bases nos resultados dos testes, as amostras podem ser caracterizadas como: