Questões filtradas por: cargo de professor

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.

001
Matéria: Português
Órgão: SEAP-DF
Ano: 2014

imagem-002.jpgNo texto, é correto afirmar que as conjunções “Se” (linha 4) e “que” (linha 17) introduzem, respectivamente, as seguintes orações:

002
Matéria: Português
Órgão: SEAP-DF
Ano: 2014

imagem-004.jpgDe acordo com a norma-padrão, a respeito da pontuação do texto, assinale a alternativa cujo trecho apresenta inserção de vírgula(s) facultativa(s).

003
Matéria: Pedagogia
Órgão: SEAP-DF
Ano: 2014

Na perspectiva da Teoria Crítica do Currículo, são considerados, na organização curricular, conceitos como ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto, resistência. A intenção é que o currículo se converta em possibilidade de emancipação pelo conhecimento, seja ideologicamente situado e considere as relações de poder existentes nos múltiplos espaços sociais e educacionais, especialmente nos espaços em que há interesses de classes.

Nesse sentido, o planejamento curricular corresponde a um processo de

004
Matéria: Pedagogia
Órgão: SEDUC-AM
Ano: 2014

Leia o fragmento a seguir.
Em linhas gerais significa, na leitura, a capacidade de decodificar os sinais gráficos, transformando-os em sons, e na escrita, a capacidade de codificar os sons da fala, transformando-os em sinais gráficos.”
O fragmento acima representa o conceito de

005
Matéria: Matemática
Órgão: SEDUC-AM
Ano: 2014

Sendo P = 100 e Q = 0,001 assinale, entre as opções a seguir, a que tem maior resultado.

006
Matéria: Pré-História Brasileira: Legado de povos nativos
Órgão: SEDUC-AM
Ano: 2014

O Brasil de hoje é um país miscigenado porque vários povos contribuíram para sua formação, a saber, os nativos (os índios), os colonizadores principais (os portugueses), os ‘demais colonizadores’ em forma de imigrantes (italianos, japoneses, alemães, entre outros), além daqueles (...) que vieram para o Brasil de forma compulsória a datar do início da colonização até o final do século XIX (africanos).”
(Adaptado. Revista Multidisciplinar, (UNIESP), 14, dez. 2012.)
Com base nesse processo de miscigenação, relacione os vocábulos a seguir às definições correspondentes.
1. Cafuzo ( ) Termo usado para denominar a descendência de ameríndios e brancos.
2. Caboclo ( ) Termo utilizado para designar a descendência de imigrantes japoneses.
3. Nissei ( ) Termo usado para nomear os descendentes de negros africanos e ameríndios.


Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

007
Matéria: Português
Órgão: SEDUC-AM
Ano: 2014

Perfume de mulher hoje, no SBT

Um estudante, atendendo a um anúncio, vai trabalhar como acompanhante de um coronel. De um coronel cego. De um coronel cego e inflexível. De um coronel cego, inflexível e aventureiro. De um coronel cego, inflexível, aventureiro e, no momento, em crise. De um coronel cego, inflexível, aventureiro, no momento em crise – mas que dança tango maravilhosamente bem. Faça como Chris O'Donnell, o estudante do filme. Atenda a esse anúncio. Assista a Tela de Sucessos hoje, às nove e meia da noite, no SBT. E descubra um coronel cego, inflexível, aventureiro, no momento em crise, que dança tango maravilhosamente bem e que ainda por cima tem a cara do Al Pacino.


(JB, 19 de setembro de 1997)

Esse é um texto publicitário que pretende fazer com que o leitor assista a uma sessão de cinema num determinado canal de televisão. Sobre a estrutura desse texto, assinale a afirmativa correta.

008
Matéria: Pedagogia
Órgão: SESC-PE
Ano: 2013

Para efeito das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, são adotadas algumas definições, como: Educação Infantil, Criança, Currículo, Proposta Pedagógica. Qual a definição cunhada para Criança nas referidas Diretrizes?

009
Matéria: Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente
Órgão: IF-SP
Ano: 2011




As letras A, B, C, e D presentes na representação do diagrama de Hommel (figura 1) estão associadas aos seguintes riscos, respectivamente:

010
Matéria: Pedagogia
Órgão: IF-SP
Ano: 2011

Segundo Piaget, nenhum conhecimento, mesmo que através da percepção, é uma simples cópia do real. O conhecimento tampouco se encontra totalmente determinado pela mente do indivíduo. É, na verdade, o produto de uma interação entre estes dois elementos. “Os conhecimentos não partem, com efeito, nem do sujeito (conhecimento somático ou introspecção) nem do objeto (porque a própria percepção contém uma parte considerável de organização), mas das interações entre sujeito e objeto, e de interações inicialmente provocadas pelas atividades espontâneas do organismo tanto quanto pelos estímulos externos”. Podemos concluir que: