Questões filtradas por: cargo de professor - educação física

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.

001
Matéria: Educação Física
Órgão: SEE-AC
Ano: 2014

Um professor de educação física abordou, no decorrer do ano letivo, os conteúdos: esporte, jogo, dança e brincadeiras populares. Percebe-se que esse professor criou a oportunidade para que seus alunos vivenciassem diferentes conteúdos pertencentes à(ao):

002
Matéria: Educação Física
Órgão: SEAP-DF
Ano: 2013

Segundo a Lei Federal n° 8.069 de 13/07/90 - que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu capítulo IV “Do direito à Educação, à cultura, ao esporte e ao lazer”, o artigo 53 apresenta:
“ a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício de sua pessoa, preparo para o exercício de cidadania e qualificação para o trabalho assegurando-se-lhes:

I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II. direito de respeitar seus educadores;
III. direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer a instâncias escolares superiores;
IV. direito de organização e participação em entidades de cunho religioso na escola;
V. acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

Estão corretas as afirmativas:

003
Matéria: Educação Física
Órgão: IFB
Ano: 2011

Imagem 001.jpg

Tendo como referência inicial o fragmento de texto acima, julgue
os itens a seguir.

Entre as “possibilidades” e “necessidades” mencionadas no texto, estão os movimentos com motivação artística, ligados à construção e à expressão de ideias e sentimentos, e aqueles com motivos de saúde, pelas práticas compensatórias e profiláticas.

004
Matéria: Educação Física
Órgão: IFB
Ano: 2011

Imagem 001.jpg

Tendo como referência inicial o fragmento de texto acima, julgue
os itens a seguir.

A cultura corporal de movimento provém das “possibilidades” e “necessidades” que se transformam ao longo do tempo, ressignificadas de suas intencionalidades como formas de expressão e sistematização.

005
Matéria: Educação Física
Órgão: IFB
Ano: 2011

Para a especificação das ações motoras, Gallahue e Ozmun (2005)
agrupam os movimentos em três categorias: estabilizadores,
locomotores e manipulativos. Com relação a esse assunto, julgue os
próximos itens.

O saltar corda sozinho é considerado uma frase motora porque combina os três elementos básicos de movimentos rudimentares: a estabilidade refere-se a manter o equilíbrio durante o salto e a aterrissagem; a locomoção corresponde ao ato de saltar e a manipulação refere-se ao ato de girar a corda.

006
Matéria: Educação Física
Órgão: IFB
Ano: 2011

Imagem 002.jpg

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir.

As reconstruções das manifestações corporais tornam fixos os significados dos gestos, ou seja, é na relação entre as pessoas e entre as pessoas e os eventos sócio-históricos que se estabelece a fixação de significações e os significados se tornam estáticos, sem condições de criarem novos significantes.

007
Matéria: Educação Física
Órgão: IFB
Ano: 2011

Avaliação em educação física é um processo de levantamento de
questões e formulação de julgamentos. Como, quando e por que
avaliar são pontos cruciais nesse processo, porque indicam ao
professor se os elementos de competência, objetivos, conteúdos e
estratégias estão coesos com o que foi organizado anteriormente.
Nesse sentido, a avaliação em educação física

deve abranger as dimensões cognitiva (competências e conhecimentos), motora (condicionamento físico) e atitudinal (valores), verificando a aptidão do aluno para expressar os conhecimentos relativos à cultura corporal em diferentes linguagens.

008
Matéria: Educação Física
Órgão: IFB
Ano: 2011

Nos jogos que integram a educação física infantil, a criança se
envolve com atividades de natureza lúdica, prazerosa e
intrinsecamente significante e, ao mesmo tempo, desenvolve um
conjunto de habilidades sociais e motoras. Na educação física
infantil, o jogo é educacional quando

a aprendizagem ocorre e há fluidez em sua prática. Apesar de ser um aspecto subjetivo a ser avaliado, o jogo flui quando é contínuo e com poucas paradas.

009
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de Patrocínio - MG
Ano: 2010

De acordo com o artigo 24, item V da Lei 9.394/96, são critérios a serem observados na verificação do rendimento escolar, EXCETO

010
Matéria: Educação Física
Órgão: SEDUC-RO
Ano: 2010

Qual o nome dos aparelhos específicos utilizados para medir a força máxima isométrica?