Questões filtradas por: cargo de professor - educação infantil

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.

001
Matéria: Pedagogia
Órgão: IBC
Ano: 2013

Sobre a educação infantil, assinale a alternativa INCORRETA.

002
Matéria: Pedagogia
Órgão: IBC
Ano: 2013

O programa de intervenção precoce elaborado numa abordagem pedagógica tem como focos, entre outros

003
Matéria: Regência
Órgão: Prefeitura de Araraquara - SP
Ano: 2013

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta em relação à regência verbal.

004
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de Araraquara - SP
Ano: 2013

Para Piaget, o desenvolvimento mental dá-se espontaneamente a partir de suas potencialidades e da sua interação com o meio. O processo de desenvolvimento mental é lento, ocorrendo por meio de graduações sucessivas através de estágios: período da inteligência sensório-motora, da inteligência pré-operatória, da inteligência operatória concreta e da inteligência operatória formal. No estágio sensório-motor, a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que a rodeiam. Neste estágio, o bebê adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas. Deste modo, é correto afirmar que o período sensório-motor se caracteriza pelo(a)

005
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de Araraquara - SP
Ano: 2013

O processo de formação de um leitor começa bem antes da criança aprender a decodificar a leitura a partir do texto escrito. O início deste caminho e a sedução para ele se dão ainda no berço, através dos acalantos, parlendas e da ambiência de afeto que este momento propicia. Deste modo, a contação de história, antigo costume popular pertencente à tradição oral, vem sendo vista pela educação como uma linguagem de afeto e como caminho para o desenvolvimento do(a)

006
Matéria: Pedagogia
Órgão: SESC-BA
Ano: 2012

Diferente da concepção de desenvolvimento ambientalista, a concepção interacionista considera que o organismo humano e o meio exercem ação:

007
Matéria: Pedagogia
Órgão: SESC-BA
Ano: 2012

Na concepção de Piaget, o jogo infantil pode ser dividido em três tipos de estrutura: o exercício, o símbolo e a regra, caracterizando diferentes períodos do desenvolvimento infantil. Sobre o jogo simbólico, é correto afirmar:

008
Matéria: Pedagogia
Órgão: SESC-BA
Ano: 2012

De acordo coma as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as propostas pedagógicas das instituições deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:

I. A educação em sua integridade, entendendo o cuidado como algo dissociável ao processo educativo.

II. A indivisibilidade das dimensões expressivomotora, afetiva, cognitiva, linguística, ética e sociocultural da criança.

III. A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização.

IV. O estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade.

Estão corretas apenas:

009
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de Salvador - BA
Ano: 2010

A Pedagogia de Projetos representa uma forma de dinamizar o currículo em uma abordagem integrada. Tal pedagogia é caracterizada pelos seguintes componentes centrais:

010
Matéria: Matemática
Órgão: SESC-PE
Ano: 2010

Em uma promoção, uma caixa de cereais, que custa 5 reais vem com um selo na embalagem. Juntando 3 desses selos obtém-se gratuitamente uma caixa de cereais. Com 75 reais, quantas caixas de cereais pode-se obter?