Questões filtradas por: cargo de professor - educação infantil

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.

001
Matéria: Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.
Órgão: Prefeitura de Araraquara - SP
Ano: 2013

Papos

— Me disseram...
— Disseram-me.
— Hein?
— O correto é “disseram-me”. Não “me disseram”.
— Eu falo como quero. E te digo mais... Ou é “digo-te”?
— O quê?
— Digo-te que você...
— O “te” e o “você” não combinam.
— Lhe digo?
— Também não. O que você ia me dizer?
— Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. E que
eu vou te partir a cara. Lhe partir a cara. Partir a sua cara.
Como é que se diz?
— Partir-te a cara.
— Pois é. Parti-la hei de, se você não parar de me corrigir.
Ou corrigir-me.
— É para o seu bem.
— Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo
como bem entender. Mais uma correção e eu...
— O quê?
— O mato.
— Que mato?
— Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Mata-lhe-ei-te. Ouviu
bem?
— Eu só estava querendo...
— Pois esqueça-o e para-te. Pronome no lugar certo é
elitismo!
— Se você prefere falar errado...
— Falo como todo mundo fala. O importante é me
entenderem. Ou entenderem-me?
— No caso... não sei.
— Ah, não sabe? Não o sabes? Sabes-lo não?
— Esquece.
— Não. Como “esquece”? Você prefere falar errado? E o
certo é “esquece” ou “esqueça”? Ilumine-me. Me diga. Ensines-
lo-me, vamos.
— Depende.
— Depende. Perfeito. Não o sabes. Ensinar-me-lo-ias se o
soubesses, mas não sabes-o.
— Está bem, está bem. Desculpe. Fale como quiser.
— Agradeço-lhe a permissão para falar errado que mas
dás. Mas não posso mais dizer-lo-te o que dizer-te-ia.
— Por quê?
— Porque, com todo esse papo, esqueci-lo.

Comédias para se Ler na Escola – Luis Fernando Veríssimo.

Com base no texto, analise as assertivas abaixo.

I. Apesar de o primeiro interlocutor não utilizar de forma correta a Língua Portuguesa, sua mensagem poderia ser bem compreendida, não fossem as interrupções do segundo interlocutor.
II. De acordo com o texto, utilizar o pronome corretamente soa sempre de forma jocosa.
III. De acordo com o texto, o segundo interlocutor sabe utilizar corretamente a Língua Portuguesa e, por isso, corrige o amigo, sem cometer qualquer deslize.

É correto o que se afirma em

002
Matéria: Ortografia
Órgão: Prefeitura de Araraquara - SP
Ano: 2013

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à ortografia, assinale a alternativa correta.

003
Matéria: Matemática
Órgão: Prefeitura de Araraquara - SP
Ano: 2013

Noemi gastou R$525,00 na compra de uma bolsa, um par de sapatos e um vestido. O par de sapatos custou R$25,00 a menos do que vestido e o preço da bolsa corresponde a 75% do preço do vestido. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o valor do item mais caro que Noemi comprou.

004
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de Araraquara - SP
Ano: 2013

Leia o trecho abaixo, a respeito da teoria sobre a linguagem e o pensamento da criança, para responder à questão .

“Segundo Piaget, o elo que liga todas as características específicas da lógica infantil é o egocentrismo do pensamento das crianças. Ele reporta todas as outras características que descobriu, quais sejam, o realismo intelectual, o sincretismo e a dificuldade de compreender as relações, a este traço nuclear e descreve o egocentrismo como ocupando uma posição intermédia, genética, estrutural e funcionalmente, entre o pensamento autístico e o pensamento orientado.”

IN: Vygotsky, LS, Pensamento e Linguagem.

É correto afirmar que, para Piaget, o pensamento orientado

005
Matéria: Português
Órgão: SESC-BA
Ano: 2012

imagem-001.jpgSobre o segmento “Pelo teto viam o céu de estrelas, a lua que os iluminava.”, é correto afirmar:

006
Matéria: Ferramentas de Segurança (antivírus, firewall e outros)
Órgão: SESC-BA
Ano: 2012

Considere que o técnico da área de suporte da empresa na qual você trabalha tenha detectado, em seu computador, um Cavalo de Troia. O recurso de computador que pode ter auxiliado nessa localização foi:

007
Matéria: Pedagogia
Órgão: SESC-BA
Ano: 2012

Sonia Kramer (2003) apresenta possíveis caminhos para a elaboração de um planejamento curricular centrado na criança. Sua proposta consiste no trabalho de temas geradores que possibilitem articular o trabalho pedagógico à realidade sociocultural das crianças. A seleção desses temas deve privilegiar:

008
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de Salvador - BA
Ano: 2010

A Pedagogia de Projetos representa uma forma de dinamizar o currículo em uma abordagem integrada. Tal pedagogia é caracterizada pelos seguintes componentes centrais:

009
Matéria: Pedagogia
Órgão: UFSC
Ano: 2010

Os organismos internacionais têm influenciado a educação mundial e, consequentemente, a educação no Brasil e América Latina. No Brasil, o Banco Mundial, UNESCO e UNICEF vêm atuando como instâncias de difusão de modelos de atendimento à educação infantil. Com relação a esse assunto, analise as afirmativas abaixo.

I. A Conferência de Educação para Todos, realizada em Jomtien em 1990, assume o compromisso com a universalização da educação básica e, consequentemente, com a expansão da educação infantil pública.
II. Sob a influência das organizações internacionais, como UNICEF e Banco Mundial, a educação das famílias aparece como estratégia privilegiada de combate à pobreza.
III. As estratégias do Banco Mundial voltadas para a infância visam a fortalecer o desenvolvimento infantil, ao invés de promover a educação infantil.
IV. O UNICEF acompanha as metas da Cúpula Mundial, para Infância respeitando os artigos da Convenção dos Direitos das Crianças, e promove políticas universais com relação à educação infantil.
V. Os organismos internacionais indicam a expansão da educação infantil, principalmente das crianças das camadas pobres, propondo políticas compensatórias concretizadas em programas descentralizados de baixo custo.

Assinale a alternativa CORRETA.

010
Matéria: História
Órgão: SESC-PE
Ano: 2010

“A história é a ciência dos homens no tempo” e por isso o seu sentido e sua marcação são uma das características mais acentuadas do fazer histórico. Sobre esse tema, é correto afirmar que: