Questões filtradas por: cargo de professor - educação infantil

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.

001
Matéria: Matemática
Órgão: Prefeitura de Maria Helena - PR
Ano: 2014

Em um concurso público, dos 400 inscritos, 2/8 dos candidatos não fizeram as provas, por não conseguirem chegar antes que o portão do local de provas fosse fechado. A quantidade de candidatos que não realizaram as provas foi é igual a:

002
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de Maria Helena - PR
Ano: 2014

“A natureza humana não é dada ao homem mas é por ele produzida sobre a base da natureza biofísica. Consequentemente, trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto de homens”. Esta citação corresponde à tendência pedagógica:

003
Matéria: Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.
Órgão: Prefeitura de Araraquara - SP
Ano: 2013

Papos

— Me disseram...
— Disseram-me.
— Hein?
— O correto é “disseram-me”. Não “me disseram”.
— Eu falo como quero. E te digo mais... Ou é “digo-te”?
— O quê?
— Digo-te que você...
— O “te” e o “você” não combinam.
— Lhe digo?
— Também não. O que você ia me dizer?
— Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. E que
eu vou te partir a cara. Lhe partir a cara. Partir a sua cara.
Como é que se diz?
— Partir-te a cara.
— Pois é. Parti-la hei de, se você não parar de me corrigir.
Ou corrigir-me.
— É para o seu bem.
— Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo
como bem entender. Mais uma correção e eu...
— O quê?
— O mato.
— Que mato?
— Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Mata-lhe-ei-te. Ouviu
bem?
— Eu só estava querendo...
— Pois esqueça-o e para-te. Pronome no lugar certo é
elitismo!
— Se você prefere falar errado...
— Falo como todo mundo fala. O importante é me
entenderem. Ou entenderem-me?
— No caso... não sei.
— Ah, não sabe? Não o sabes? Sabes-lo não?
— Esquece.
— Não. Como “esquece”? Você prefere falar errado? E o
certo é “esquece” ou “esqueça”? Ilumine-me. Me diga. Ensines-
lo-me, vamos.
— Depende.
— Depende. Perfeito. Não o sabes. Ensinar-me-lo-ias se o
soubesses, mas não sabes-o.
— Está bem, está bem. Desculpe. Fale como quiser.
— Agradeço-lhe a permissão para falar errado que mas
dás. Mas não posso mais dizer-lo-te o que dizer-te-ia.
— Por quê?
— Porque, com todo esse papo, esqueci-lo.

Comédias para se Ler na Escola – Luis Fernando Veríssimo.

“Que você está sendo grosseiro, pedante e chato.”

Assinale a alternativa cujo vocábulo não é um sinônimo de “pedante”, na oração acima.

004
Matéria: Regência
Órgão: Prefeitura de Araraquara - SP
Ano: 2013

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta em relação à regência verbal.

005
Matéria: Conhecimentos Gerais
Órgão: SESC-BA
Ano: 2012

O prêmio Nobel da Paz é um dos títulos mais divulgados no mundo e, normalmente, contempla uma personalidade de reconhecido esforço por movimentos pacíficos. O Nobel da Paz de 2012 foi marcado por discussões acaloradas sobre o poder das relações internacionais na outorga do prêmio. O prêmio foi concedido, em 2012, para:

006
Matéria: Redação - Reescritura de texto
Órgão: Prefeitura de Salvador - BA
Ano: 2010

imagem-retificada-texto-001.jpgNa oração “todo pai é fruto de um delicioso improviso.” (L. 21-22), a palavra destacada pode ser substituída por outra, sem prejuízo de sentido, tal como é empregado em:

007
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de Salvador - BA
Ano: 2010

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a atuação com as crianças deve promover articulações entre os seus universos e o patrimônio cultural socialmente reconhecido. A partir dessa fundamentação legal, o currículo na Educação Infantil deve levar em conta, principalmente,

008
Matéria: Pedagogia
Órgão: UFSC
Ano: 2010

No interior do programa Currículo em Movimento, do Ministério da Educação (MEC), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) foram gestadas num processo amplo e democrático. De acordo com as citadas Diretrizes, no que se refere à estruturação de propostas pedagógicas e/ou curriculares na Educação Infantil, analise as afirmativas abaixo.

I. As instituições de Educação Infantil, para a sistematização de propostas pedagógicas e/ou curriculares, asseguram espaços e tempos para a participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização das diferentes formas em que elas se organizam.
II. As propostas pedagógicas e/ou curriculares das instituições de Educação Infantil devem ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com as outras crianças.
III. As propostas pedagógicas e/ou curriculares das instituições de Educação Infantil devem ser sistematizadas previamente, preferencialmente antes do início das atividades com as crianças, com a participação exclusiva de professores e técnicos devidamente formados na área da educação infantil.
IV. As propostas pedagógicas e/ou curriculares das instituições de Educação Infantil devem privilegiar estratégias, por intermédio das quais as crianças, desde a mais tenra idade, possam se apropriar dos conhecimentos vinculados às diferentes áreas disciplinares, sobretudo os que se relacionam à leitura e escrita, para que em breve sejam superados os altos índices de analfabetismo ainda presentes nas diferentes regiões brasileiras.
V. As propostas pedagógicas e/ou curriculares das instituições de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios: éticos – da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades; políticos – dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; estéticos – da sensibilidade, da criticidade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.

Assinale a alternativa CORRETA.

009
Matéria: Matemática
Órgão: SESC-PE
Ano: 2010

Em uma promoção, uma caixa de cereais, que custa 5 reais vem com um selo na embalagem. Juntando 3 desses selos obtém-se gratuitamente uma caixa de cereais. Com 75 reais, quantas caixas de cereais pode-se obter?

010
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de Lages - SC
Ano: 2013

Consta nas Diretrizes da Política Nacional de Educação Infantil que: