Questões filtradas por: cargo de professor - educação infantil

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.

001
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de Parnarama - MA
Ano: 2014

De acordo com o Estatuto da criança e do Adolescente, Lei Nº 8.069/90, não constitui direito fundamental da criança e do adolescente:

002
Matéria: Regência
Órgão: Prefeitura de Araraquara - SP
Ano: 2013

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação ao uso ou não da crase, leia os trechos abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

1. Ensinar é criar possibilidades para produzir conhecimento e para __ sua construção.
2. Uma criança só aprende __ amar se for amada.
3. Educar uma pessoa apenas no intelecto, esquecendo-se da moral, é criar uma ameaça __ sociedade.

003
Matéria: Português
Órgão: SESC-BA
Ano: 2012

Do navio sueco com sereia de amor

[...]
No dia seguinte, depois do almoço, os marinheiros tiveram novamente folga, espalharam- se pelas ruas. Como gostavamda cachaça ilheense!, comprovavam com orgulho os grapiúnas. Vendiam cigarros estrangeiros, peças de fazenda, frascos de perfume, bugigangas douradas.Gastavamo dinheiro em cachaça, enfiavam-se nas casas de mulheres-dama, caíambêbados na rua.

Foi depois da sesta. Antes da hora do aperitivo da tarde, naquele tempo vazio, entre as três e as quatro e meia. Quando Nacib aproveitava para fazer as contas da caixa, separar o dinheiro, calcular os lucros. Foi quando Gabriela, terminado o serviço, partiu para casa. O marinheiro sueco, um loiro de quase dois metros, entrou no bar, soltou um bafo pesado de álcool na cara de Nacib e apontou com o dedo as garrafas de “Cana de Ilhéus”. Um olhar suplicante, umas palavras em língua impossível. Já cumprira Nacib, na véspera, seu dever de cidadão, servira cachaça de graça aos marinheiros. Passou o dedo indicador no polegar, a perguntar pelo dinheiro. Vasculhou os bolsos o loiro sueco, nem sinal de dinheiro. Mas descobriu um broche engraçado, uma sereia dourada. No balcão colocou a nórdica mãe-d'água, Yemanjá de Estocolmo. Os olhos do árabe fitavam Gabriela a dobrar a esquina por detrás da igreja.Mirou a sereia, seu rabo de peixe.Assimera a anca de Gabriela.Mulher tão de fogo nomundo não havia, com aquele calor, aquela ternura, aqueles suspiros, aquele langor.Quantomais dormia comela, mais tinha vontade. Parecia feita de canto e dança, de sol e luar, era de cravo e canela. Nunca mais lhe dera umpresente, uma tolice de feira. Tomou da garrafa de cachaça, encheu um copo de vidro grosso, o marinheiro suspendeu o braço, saudou em sueco, emborcou em dois tragos, cuspiu. Nacib guardou no bolso a sereia dourada, sorrindo. Gabriela riria contente, diria a gemer: “precisava não, moço bonito...”

E aqui termina a história de Nacib e Gabriela, quando renasce a chama do amor de uma brasa dormida nas cinzas do peito. Do navio sueco com sereia de amor

(AMADO, Jorge. . 53. ed. Rio de Janeiro: Record, 1977. p. 357.)
Com base na leitura do texto, analise as afirmativas a seguir:

I. Pode-se dizer que o narrador registra tudo o que narra, como se a vida fosse um espetáculo para os olhos.

II. Gabriela é descrita como uma mulher completa, feita só de qualidades positivas.

III. O amor entre Nacib e Gabriela é impossível porque ambos pertencem a culturas diferentes.

Assinale a alternativa que aponta a(s) afirmativa(s) correta(s).

004
Matéria: Pedagogia
Órgão: SESC-BA
Ano: 2012

Na relação entre objetivos, conteúdos e métodos, há uma mútua interdependência. Eles formam uma unidade no processo de ensino-aprendizagem e, de acordo com Libâneo (1994), constituem a linha fundamental de compreensão do processo didático. Nesse contexto, os conteúdos:

005
Matéria: Pedagogia
Órgão: SESC-BA
Ano: 2012

Observe a charge a seguir.

imagem-003.jpgA charge de Francesco Tonucci (1997) reflete sobre o pensamento do arquiteto em relação ao espaço ideal para a criança se desenvolver. Um professor sociointeracionista pensaria esse espaço (sala de atividades) de forma que:

006
Matéria: Pedagogia
Órgão: SESC-BA
Ano: 2012

Ambientes lotados, horários de entrada e saída conturbados e filas imensas no refeitório, no banheiro e no parque. Em uma escola de Educação Infantil, esses são alguns dos indícios de que a organização da rotina não vai bem. Assinale a alternativa que propõe uma ideia inaceitável para solucionar esses problemas:

007
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de Salvador - BA
Ano: 2010

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a atuação com as crianças deve promover articulações entre os seus universos e o patrimônio cultural socialmente reconhecido. A partir dessa fundamentação legal, o currículo na Educação Infantil deve levar em conta, principalmente,

008
Matéria: Questões Sociais
Órgão: Prefeitura de Congonhas - MG
Ano: 2010

Uma pesquisa divulgada pela Agência Nacional dos Direitos da Infância (Andi), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que nos últimos quatro anos o número de Conselhos Tutelares aumentou 24% no país. No entanto, o texto indica que a falta de estrutura ainda é o principal dos problemas dos Conselhos. A pesquisa mostra ainda que o Maranhão é o estado com mais cidades sem Conselhos Tutelares: 48 dos 217 municípios não têm o órgão.” (Mariana Oliveira, Do G1)

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, que completa 20 anos em 2010 no Brasil, que órgão é o principal responsável por garantir o funcionamento dos Conselhos?

009
Matéria: Não definido
Órgão: SESC-PE
Ano: 2010

Sobre a constituição do Planeta Terra, seus movimentos e estruturas no tempo e espaço, analise as afirmações a seguir:

1. As placas tectônicas estão localizadas entre o manto e o núcleo do planeta, e se constituem de matéria em estado físico magmático, o que facilita seu deslocamento na superfície e formação dos vulcões.

2. O movimento de Translação compreende uma volta que o planeta Terra dá em torno do sol e o movimento de Rotação ao da lua em torno da Terra, este em um intervalo de tempo correspondente a um mês.

3. Os terremotos que recentemente atingiram o Haiti e o Chile são resultados de choques e sobreposições entre as placas tectônicas que realizam movimentos internos no planeta Terra.

4. A atmosfera da Terra primitiva não apresentava gás oxigênio, pois este só foi formado e liberado com o surgimento dos primeiros seres fotossintetizantes.

Estão corretas.

010
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de Lages - SC
Ano: 2013

Na Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina o termo letramento é apresentado como processo de: