Questões filtradas por: cargo de professor - educação infantil

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.

001
Matéria: Português
Órgão: Prefeitura de Maria Helena - PR
Ano: 2014

"Vovô" ICQ quer enfrentar WhatsApp

O ICQ, programa de mensagens instantâneas que foi o mais popular do País no fim dos anos 90, está se reinventando para entrar na briga dos aplicativos de mensagem para smartphones. Com novo design, o ICQ quer usar seu velho charme para disputar espaço com WhatsApp, Viber, KakaoTalk, Line e WeChat, os líderes atuais de mercado.
Para isso, o grupo Mail.Ru, responsável pelo ICQ, divulgou ontem o lançamento de uma série de novos recursos tanto para a versão na web quanto para seu aplicativo para dispositivos móveis, que equiparam o ICQ aos sistemas mais usados.
Além de permitir o acesso ao app a partir do número de telefone, sem a necessidade de cadastro para obter um código de acesso, o app do ICQ agora suporta o envio de vídeos e conversas em grupo, recurso que ajudou a popularizar o rival Whats App Também é possível realizar chamadas de voz gratuitas e compartilhar arquivos ou a localização. O usuário também poderá enviar mensagens a quem não usa o aplicativo, via SMS, gratuitamente. Já na nova versão para desktop será possível fazer chamadas de vídeo e ligações para telefones fixos ou celulares comprando créditos do ICQ, como nos sistemas Skype e Viber. No País, o curso da ligação por minuto varia de 0,03 euro a 0,09 euro.
O novo aplicativo para dispositivos móveis do ICQ tem versões para os sistemas iOS (iPhone, iPad e iPod), Android, Windows Mobile e para aparelhos Blackberry.
O ICQ é uma sigla que se refere à expressão americana "I Seek You" ("Eu procuro você") e foi criado em 1996 pela startup israelense Mirabilis. Em 1998, no auge do seu sucesso, o ICQ foi comprado pela America Online (AOL) por US$ 400 milhões, mas caiu em desuso no Brasil no início dos anos 2000, quando perdeu espaço para o MSN Messenger, da Microsoft – descontinuado no ano passado e integrado ao Skype. A empresa russa Mail.Ru – que na época se chamava Digital Sky Technologies Limited – comprou o ICQ por US$ 187 milhões em 2010. Após a aquisição, o programa de mensagens ganhou nova versão para dispositivos móveis, que chegou ao Brasil em 2012. Na época, a empresa apostou na integração com Twitter, Facebook, YouTube e Flickr. Segundo a consultoria Flurry Analytics, o uso de apps de mensagens cresceu 203% no ano passado e triplica a cada ano. Esse crescimento já teve impacto no lucro das operadoras, que perderam renda com o SMS.

Disponível em: http://www.odiario.com/economia/noticia


Único exemplo de aposto:

002
Matéria: Português
Órgão: Prefeitura de Parnarama - MA
Ano: 2014

TEXTO II

imagem-002.jpgO autor, para desenvolver seus argumentos em favor da tese levantada, recorre a textos de Carlos Drummond de Andrade - trechos da crônica Cadeira de Balanço e do poema "Tinha uma pedra no meio do caminho". No caso em questão, o autor lança mão do recurso de

003
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de São José de Princesa - PB
Ano: 2013

A Pedagogia Libertadora tem como procedimentos de ensino basicamente a discussão, os relatos de experiência, a assembleia, a pesquisa participante e o trabalho em grupo. Nessa perspectiva a Didática busca desenvolver o processo educativo como:

004
Matéria: Pedagogia
Órgão: IBC
Ano: 2013

Sobre o desenvolvimento da inteligência, segundo PIAGET, assinale a alternativa correta.

005
Matéria: Pedagogia
Órgão: IBC
Ano: 2013

Sobre a comunicação e a construção do sistema de signifcação e linguagem, assinale a alternativa INCORRETA.

006
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de Araraquara - SP
Ano: 2013

Os brinquedos confeccionados a partir de sucata, além de incentivar a criatividade das crianças e combater o consumismo, desperta a consciência

007
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de Salvador - BA
Ano: 2010

O financiamento da educação brasileira conta com investimentos públicos, tais como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Sobre esse Fundo, analise as afirmações a seguir

I - É formado por impostos vinculados à educação no âmbito dos estados, municípios e, quando necessário, da União.

II - É constituído por impostos vinculados ou não à educação no âmbito dos estados, municípios e da União.

III - Objetiva a inclusão dos alunos do Ensino Fundamental por meio do incremento do financiamento educacional.

IV - Visa à inclusão de todos os alunos do sistema de ensino a partir do incremento do financiamento educacional.

São corretas APENAS as afirmações

008
Matéria: Pedagogia
Órgão: UFSC
Ano: 2010

O documento Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (MEC/Brasil/2009) foi elaborado considerando sete dimensões fundamentais para a qualidade da educação infantil. Sobre a dimensão Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social, analise as afirmativas abaixo.

I. A instituição de Educação Infantil é um espaço de vivências, experiências, aprendizagens. Nela, as crianças se socializam, brincam e convivem com a diversidade humana. A convivência com essa diversidade é enriquecida quando os familiares acompanham as vivências e as produções das crianças.
II. Os responsáveis por garantir os direitos das crianças não são somente as instituições de Educação Infantil e a família, razão pela qual é muito importante que essas instituições participem da chamada Rede de Proteção de Direitos das Crianças.
III. As prioridades definidas pelos participantes da avaliação dos indicadores serão a base para a produção de um plano de ação, definida unicamente pelos dirigentes da escola.
IV. O grupo responsável pela preparação da instituição para a avaliação dos indicadores deve usar a criatividade para envolver a família no processo de avaliação.
V. A instituição de Educação Infantil deve procurar serviços de educação especial para solicitar adequações necessárias e recursos multifuncionais, visando à acessibilidade para possibilitar a participação de todos os envolvidos no processo de avaliação proposto nos indicadores.

Assinale a alternativa CORRETA.

009
Matéria: Pedagogia
Órgão: UFSC
Ano: 2010

Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006) trazem indicações para estruturação do trabalho cotidiano. Objetivando garantir o bem-estar, assegurar o crescimento e promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças da Educação Infantil sob sua responsabilidade, os professore(as) devem:

I. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de saúde: nutrição, higiene, descanso e movimentação.
II. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de proteção, dedicando atenção especial a eles durante o período de acolhimento inicial e em momentos peculiares de sua vida.
III. auxiliar bebês e crianças nas atividades que não podem realizar sozinhos.
IV. organizar situações nas quais seja possível que bebês e crianças tenham sempre possibilidade de brincar e interagir com os mesmos companheiros, tidos como parceiros favoritos.
V. promover atividades que assegurem apenas o prazer e o gosto da criança atendida.

Assinale a alternativa CORRETA.

010
Matéria: Geografia
Órgão: SESC-PE
Ano: 2010

A descrição de diferentes formas pelas quais a natureza se apresenta na paisagem, e a caracterização de suas origens e organização são conteúdos tratados no Ensino de Geografia para aprofundar a compreensão dos alunos e alunas com relação ao modo como percebem a paisagem em que vivem. Desse modo, o trabalho em sala de aula, sobre a biodiversidade presente nas diferentes paisagens de Pernambuco, sugere solicitar que alunos e alunas caracterizem corretamente as vegetações apresentadas na figura abaixo.

imagem-012.jpgA resposta correta é: