Questões filtradas por: cargo de professor - educação infantil

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.

001
Matéria: Matemática
Órgão: Prefeitura de Parnarama - MA
Ano: 2014

José ligou para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para fazer uma reclamação. Ao terminar a ligação, a telefonista o orientou a anotar o número do protocolo. José escreveu então 124876. Neste número, qual o valor relativo do algarismo 8?

002
Matéria: Matemática
Órgão: Prefeitura de Parnarama - MA
Ano: 2014

Julgue as afirmações abaixo:

I. Uma pirâmide de base hexagonal possui 12 arestas e 7 vértices.
II. Um cubo tem 6 faces e 24 arestas.
III. Um prisma de base triangular tem 9 arestas, 6 vértices e 5 faces.

Pode-se afirmar corretamente que

003
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de Parnarama - MA
Ano: 2014

A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes, EXCETO,

004
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de Parnarama - MA
Ano: 2014

As condições físicas, mentais, psicológicas e socioculturais da criança intervêm no seu desenvolvimento e, consequentemente, no rendimento escolar. A escola e os professores não podem eximir-se do papel de observar e colaborar na identificação das dificuldades de aprendizagem dos educandos e na orientação e encaminhamento dos mesmos. Dessa forma, cabe ao professor, EXCETO:

005
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de São José de Princesa - PB
Ano: 2013

O desenvolvimento de capacidades, como as de relação interpessoal, as cognitivas, as afetivas, as motoras, as éticas, as estéticas de inserção social, torna-se possível mediante:

006
Matéria: Pedagogia
Órgão: IBC
Ano: 2013

Assinale a alternativa INCORRETA.

007
Matéria: Pedagogia
Órgão: IBC
Ano: 2013

Para PIAGET, o processo de desenvolvimento ocorre através de estágios ou estádios

008
Matéria: Pedagogia
Órgão: SESC-BA
Ano: 2012

A concepção de avaliação contemplada na Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais nos orienta a reconhecer os resultados obtidos por meio da avaliação como indicadores:

009
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de Congonhas - MG
Ano: 2010

O que o aluno pode aprender em determinado momento da escolaridade depende das possibilidades delineadas pelas formas de pensamento de que dispõe naquela fase de desenvolvimento, dos conhecimentos que já construiu anteriormente e do ensino que recebe.” Segundo os PCN’s, pode-se afirmar que, EXCETO:

010
Matéria: Pedagogia
Órgão: UFSC
Ano: 2010

Jean Piaget estruturou um sistema explicativo da cognição humana a partir da utilização das contribuições da Biologia e da Lógica. A Epistemologia Genética é uma das grandes teorias do desenvolvimento humano. Com relação a esse assunto, analise as afirmativas abaixo.

I. A teoria piagetina é uma teoria condutista-interacionista.
II. O desenvolvimento da cognição depende da maturidade do Sistema Nervoso Central – SNC, das interações com os objetos físicos e da interação social.
III. Piaget resgatou da Biologia as categorias de: homeostase (equilibração) e adaptação (assimilação e acomodação).
IV. Na teoria piagetiana, o motor da ação é a busca do equilíbrio, sempre realizando novas equilibrações em patamares superiores (reequilibração majorante).
V. No seu entendimento acerca da relação desenvolvimento-aprendizagem, acredita que a aprendizagem é o motor do desenvolvimento.

Assinale a alternativa CORRETA.