Questões filtradas por: cargo de professor - educação infantil

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001
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de Maria Helena - PR
Ano: 2014

No volume “Formação Pessoal e Social” do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, há orientações sobre os cuidados que o professor deve ter com as crianças das creches e pré-escolas. Sobre esse aspecto, é CORRETO afirmar:

002
Matéria: Matemática
Órgão: Prefeitura de Parnarama - MA
Ano: 2014

José ligou para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para fazer uma reclamação. Ao terminar a ligação, a telefonista o orientou a anotar o número do protocolo. José escreveu então 124876. Neste número, qual o valor relativo do algarismo 8?

003
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de São José de Princesa - PB
Ano: 2013

A exposição lógica da matéria continua sendo um dos procedimentos necessários à consolidação do conhecimento pelo aluno. Um dos desafios para o êxito pedagógico e a apropriação dos saberes científicos é:

004
Matéria: Pedagogia
Órgão: IBC
Ano: 2013

Sobre a educação infantil, assinale a alternativa INCORRETA.

005
Matéria: Matemática
Órgão: Prefeitura de Araraquara - SP
Ano: 2013

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Para revestir duas paredes de 3m por 5m são necessários ___________ azulejos quadrados de 10cm de lado.

006
Matéria: Pedagogia
Órgão: SESC-BA
Ano: 2012

São atividades que auxiliam o desenvolvimento da coordenação motora global:

007
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de Congonhas - MG
Ano: 2010

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdos são meios para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir bens culturais, sociais e econômicos e deles usufruir. Analise as afirmativas:

I. Os conteúdos e o tratamento que a eles devem ser dados assumem papel central, uma vez que é por meio deles, que os propósitos da escola se realizam.

II. A seleção, a organização e o tratamento que serão dados aos conteúdos devem ser precedidos de grande discussão pela equipe escolar.

III. Na escolha dos conteúdos a serem trabalhados, é preciso considerá-los numa perspectiva mais ampla, que leve em conta o papel dos conteúdos de natureza conceitual, procedimental e atitudinal.

IV. A organização dos conteúdos, tradicionalmente, tem sido marcada pela linearidade e pela segmentação dos assuntos.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

008
Matéria: Pedagogia
Órgão: UFSC
Ano: 2010

Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006) trazem indicações para estruturação do trabalho cotidiano. Objetivando garantir o bem-estar, assegurar o crescimento e promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças da Educação Infantil sob sua responsabilidade, os professore(as) devem:

I. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de saúde: nutrição, higiene, descanso e movimentação.
II. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de proteção, dedicando atenção especial a eles durante o período de acolhimento inicial e em momentos peculiares de sua vida.
III. auxiliar bebês e crianças nas atividades que não podem realizar sozinhos.
IV. organizar situações nas quais seja possível que bebês e crianças tenham sempre possibilidade de brincar e interagir com os mesmos companheiros, tidos como parceiros favoritos.
V. promover atividades que assegurem apenas o prazer e o gosto da criança atendida.

Assinale a alternativa CORRETA.

009
Matéria: Pedagogia
Órgão: SESC-PE
Ano: 2010

imagem-002.jpgDos dois textos acima apresentados, o primeiro é de autoria de Quino e o segundo, de João Francisco de Souza.

Compare os dois textos e analise as seguintes alternativas:

1. o primeiro texto se afasta do segundo, principalmente no que diz respeito à concepção de humanidade e condições da produção de existência dos seres humanos.
2. O segundo texto se contrapõe ao primeiro quando afirma que a tarefa da educação é o de reproduzir situações hegemônicas e desumanizantes. Traduz, portanto, uma concepção conservadora, desigual e excludente do processo educativo.
3. Nenhum dos dois textos, sem sombra de dúvida, induz o(a) leitor(a) a refletir sobre que tipo de ser humano estamos sendo, queremos ser ou como temos contribuído para a sua formação.
4. O segundo texto, diferentemente do primeiro, alerta-nos sobre a importância da educação como uma possibilidade para a humanização do ser humano ao longo da vida. E mais: defende um processo educativo humanizado e humanizador (emancipador) fundado em princípios ético-democráticos.

Assinale:

010
Matéria: Português
Órgão: SESC-PE
Ano: 2010

Texto 2:

Ao reescrever a versão pessoal de uma história conhecida ou com alterações solicitadas pelo professor, como a mudança de cenário, de tempo ou de narrador, o aluno pode realizar um grande esforço criativo para conseguir reconstruir a mesma história e não perder a coerência. Esse processo, baseado em diferentes maneiras de reescrever um texto-fonte, é parte integrante do percurso de autoria, que pode ser construída com muita prática e reflexão.

WEISZ, Telma. O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem. http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/telma- weisz -avaliacao.shtml Acesso em 5 de abril de 2010. Adaptado.

O texto 2 tem como tema o processo de produção de textos. Considerando uma sequência didática que envolva gêneros textuais e cujo objetivo seja o desenvolvimento da autoria, a reescritura deve priorizar