Questões filtradas por: cargo de professor - língua portuguesa

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001
Matéria: Português
Órgão: SEDUC-RJ
Ano: 2015

COMO LER NAS “ENTRELINHAS”?

As conhecidas “entrelinhas” são uma boa metáfora visual para aquilo que poderíamos designar, de maneira mais apropriada, como o “não-dito” de um texto. Entre uma linha e outra não há supostamente nada exceto o branco da página, da mesma maneira que o não-dito obviamente não foi escrito, logo, não pode ser lido.

Entretanto, lembremos que a linguagem humana é simultaneamente pletórica e insu?ciente: sempre se diz mais e menos do que se queria dizer. Até mesmo um texto prosaico e informativo esconde algumas informações e sugere outras, que se nos revelam se soubermos ler... nas entrelinhas. Ora, um texto de ?cção amplia conscientemente o espaço das suas entrelinhas, justamente para poder tanto esconder quanto sugerir mais informações. Desse modo, ele desa?a o seu leitor a decifrá-lo, vale dizer, a escavar as suas entrelinhas.

Nos dois parágrafos acima, por exemplo.
O que se encontra nas entrelinhas?
O que eu não disse?
O que estou escondendo?

Quando digo que “um texto de ficção amplia conscientemente o espaço das suas entrelinhas” e “desafia o seu leitor a decifrá-lo”, vejo-me escondendo nada menos do que o próprio autor do texto, porque empresto consciência e vontade a uma coisa, isto é, a um texto. Se o meu leitor percebe que fiz isto, ou seja, se o meu leitor lê nas entrelinhas do meu texto, ele pode me interpretar ou de um modo conservador ou de um modo mais ousado.

O meu leitor conservador pode entender que apenas recorri a uma metonímia elegante, dizendo “texto” no lugar de “autor do texto” por economia de palavras e para dar estilo ao que escrevo. O meu leitor ousado já pode especular que sobreponho o texto ao seu autor para sugerir que a própria escrita modifica quem escreve, e o faz no momento mesmo do gesto de escrever.

Ambas as interpretações me parecem válidas, embora eu goste mais da segunda. Talvez haja outras leituras igualmente válidas, embora nem tudo se possa enfiar impunemente nas entrelinhas alheias. Em todo caso, creio que achei um bom exemplo de leitura de entrelinhas no próprio texto que fala das entrelinhas...

Se posso ler nas entrelinhas de textos teóricos ou informativos como este que vos fala, o que não dizer de textos de ficção? Este meu texto não se quer propositalmente ambíguo ou plurissignificativo, mas o acaba sendo de algum modo, por força das condições internas de toda a linguagem, o que abre espaço para suas entrelinhas, isto é, para seus não-ditos.

Um texto de ficção, entretanto, já se quer ambíguo e plurissignificativo, assumindo orgulhosamente suas entrelinhas. Estas entrelinhas são maiores ou menores, mais ou menos carregadas de sentido, dependendo, é claro, do texto que contornam. Textos menores e mais densos, por exemplo, tendem a conter entrelinhas às vezes maiores do que eles mesmos.

É o caso do menor conto do mundo, do hondurenho Augusto Monterroso, intitulado “O Dinossauro”. O conto tem apenas sete palavras e cabe em apenas uma linha: “quando acordou, o dinossauro ainda estava ali”.
As entrelinhas cercam este conto, provocando muitas perguntas, como, por exemplo:

1. Quem acordou?
2. Quem fala?
3. Onde é ali?
4. O dinossauro ainda estava ali porque também se encontrava lá antes de a tal pessoa dormir, ou porque ela sonhara com o dinossauro e ele saiu do sonho para a sua realidade?
5. O dinossauro que ainda estava ali é o animal extinto ou um símbolo?
6. Se for o animal extinto e supondo que o conto se passa na nossa época, como ele chegou ali?
7. Se não se passa na nossa época, então em que época se passa a história?
8. Se, todavia, o dinossauro é um símbolo, o que simboliza?

Na verdade, as entrelinhas contêm as perguntas que um texto nos sugere, muito mais do que as respostas que ele porventura esconde. A nossa habilidade de ler nas entrelinhas se desenvolve junto com a nossa habilidade de seguir as sugestões do texto e de formular perguntas a respeito dele e mesmo contra ele, para explorá-las sem necessariamente respondê-las de uma vez para sempre.

Gustavo Bernardo (Adaptado de: revista.vestibular.uerj.br/coluna/)

No sétimo parágrafo, o uso das aspas é motivado por:

002
Matéria: Conhecimentos Gerais
Órgão: Prefeitura de Juatuba - MG
Ano: 2015

Os movimentos em defesa do meio ambiente ganharam força e repercussão no Planeta, atraindo atenção e respeitabilidade internacional, além de ocupar importantes espaços nas agendas de discussões governamentais entre as diversas nações e suas organizações representativas. Sobre o início desse movimento, analise. 

I. A  Agenda  21  foi  uma  das  primeiras  ações  do  Planeta  implementadas  à  defesa  do meio  ambiente  e  em  prol  do  desenvolvimento sustentável, sendo elaborada, em 1983, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou,  em Oslo, na Noruega, a primeira reunião da Comissão Brundtland.  
II. A  Comissão Mundial  sobre Meio  Ambiente  e  Desenvolvimento  da  Organização  das  Nações  Unidas  (ONU)  ficou  popularmente  conhecida  como Comissão Brundtland, por  ser presidida  inicialmente pela  ex-Primeira Ministra da  Noruega, Gro Harlem Brundtland, médica, mestre em saúde pública.  
III. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) convocou a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia), onde, em sua Declaração Final, foram compilados 19 princípios que representam um Manifesto Ambiental para nossos tempos. 
IV. Na ECO-92 ou Cúpula da Terra, como ficou amplamente conhecida, realizada no Rio de Janeiro, a Organização das  Nações  Unidas  (ONU)  criou  o  Programa  das  Nações  Unidas  para  o Meio  Ambiente  (PNUMA),  que  coordena  os  trabalhos desta organização no que tange à defesa do meio ambiente global.

São afirmativas INCORRETAS sobre a trajetória dos movimentos em defesa do meio ambiente no planeta somente 

003
Matéria: Pedagogia
Órgão: IF-SC
Ano: 2014

De acordo com a Carta Constitucional vigente, a educação deve ser tratada com a relevância que merece. Assinale (V) – verdadeiro, ou (F) – falso nas assertivas abaixo.
( ) As diretrizes e bases da educação são de competência exclusiva da União.
( ) Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre educação.
( ) São direitos sociais, previstos no art. 6º da Constituição Federal, a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, a defesa do consumidor e a alimentação, dentre outros.
( ) Os princípios do ensino estão previstos no art. 206, da Constituição Federal, dentre os quais se encontra a valorização dos profissionais da educação escolar.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

004
Matéria: Português
Órgão: IF-SC
Ano: 2014

“NORMALMENTE, quando as pessoas falam em gramática, desconhecem que podem estar
falando não de uma coisa só, mas de coisas bem diferentes. Essa falsa impressão é também
decorrente daquela já referida redução que os fatos linguísticos têm sofrido.

Na verdade, quando se fala em gramática, pode-se estar falando:
a) das regras que definem o funcionamento de determinada língua, como em: “a gramática do
português”; nessa acepção, a gramática corresponde ao saber intuitivo que todo falante
tem de sua própria língua, a qual tem sido chamada de ‘gramática internalizada”;
b) das regras que definem o funcionamento de determinada norma, como em: “a gramática
da norma culta”, por exemplo;
c) de uma perspectiva de estudo, como em: “a gramática gerativa”, “a gramática
estruturalista”, a “gramática funcionalista”; ou de uma tendência histórica de abordagem,
como em: “a gramática tradicional”, por exemplo;
d) de uma disciplina escolar, como em: “aulas de gramática”;
e) de um livro, como em: “a gramática de Celso Cunha”.
Cada uma dessas acepções se refere a uma coisa diferente. Todas, na verdade, coexistem.
Sem problemas, mas precisam ser percebidas nas suas particularidades, nas suas funções e
nos seus limites.”

ANTUNES, Irandé. Que gramáticas existem?. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. P. 25-26.


Acerca das ideias apresentadas no texto, analise as seguintes afirmativas e assinale a que estiver CORRETA:

005
Matéria: Literatura
Órgão: SEAP-DF
Ano: 2013

A musicalidade, o misticismo e o onirismo são características próprias da escola literária denominada:

006
Matéria: Português
Órgão: SEE-AL
Ano: 2013

imagem-002.jpgNo que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.

O enunciado “ele abre a porta da classe caracterizado da cabeça aos pés” (l.5-6) configura um período simples, constituído de única oração.

007
Matéria: Regência
Órgão: Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano: 2011

Considerando, na perspectiva da regência, as sequências:

I. O mendigo afrmou várias vezes de que seria acolhido pela senhora.

II. Respondi todas as suas perguntas ontem mesmo.

III Assisti ao flme pela televisão.

IV. Simpatizei-me com ela à primeira vista.

É CORRETO afrmar que:

008
Matéria: Temas Educacionais Pedagógicos
Órgão: Prefeitura de Congonhas - MG
Ano: 2010

Segundo Luckesi, para que uma avaliação cumpra sua função diagnóstica, deve ser executada com um certo rigor técnico, o que implica algumas exigências. Para serem adequados, estes instrumentos devem, EXCETO:

009
Matéria: Interpretação de Textos
Órgão: Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano: 2011

Imagem 001.jpgO título dado ao texto, em função do que é lido, deve ser visto como:

010
Matéria: Interpretação de Textos
Órgão: SEDU-ES
Ano: 2008

Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na
ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um
texto adaptado de Gilberto Teixeira (Internet:spu.autoupdate.com),
julgue-os quanto aos seus aspectos
gramaticais.

Os professores fascinantes ajudam os alunos a transformar a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência. Bons professores usam a memória como armazém de informações; professores fascinantes usam a memória como suporte da criatividade.