Questões filtradas por: cargo de professor - língua portuguesa

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001
Matéria: Português
Órgão: SEDUC-RJ
Ano: 2015

COMO LER NAS “ENTRELINHAS”?

As conhecidas “entrelinhas” são uma boa metáfora visual para aquilo que poderíamos designar, de maneira mais apropriada, como o “não-dito” de um texto. Entre uma linha e outra não há supostamente nada exceto o branco da página, da mesma maneira que o não-dito obviamente não foi escrito, logo, não pode ser lido.

Entretanto, lembremos que a linguagem humana é simultaneamente pletórica e insu?ciente: sempre se diz mais e menos do que se queria dizer. Até mesmo um texto prosaico e informativo esconde algumas informações e sugere outras, que se nos revelam se soubermos ler... nas entrelinhas. Ora, um texto de ?cção amplia conscientemente o espaço das suas entrelinhas, justamente para poder tanto esconder quanto sugerir mais informações. Desse modo, ele desa?a o seu leitor a decifrá-lo, vale dizer, a escavar as suas entrelinhas.

Nos dois parágrafos acima, por exemplo.
O que se encontra nas entrelinhas?
O que eu não disse?
O que estou escondendo?

Quando digo que “um texto de ficção amplia conscientemente o espaço das suas entrelinhas” e “desafia o seu leitor a decifrá-lo”, vejo-me escondendo nada menos do que o próprio autor do texto, porque empresto consciência e vontade a uma coisa, isto é, a um texto. Se o meu leitor percebe que fiz isto, ou seja, se o meu leitor lê nas entrelinhas do meu texto, ele pode me interpretar ou de um modo conservador ou de um modo mais ousado.

O meu leitor conservador pode entender que apenas recorri a uma metonímia elegante, dizendo “texto” no lugar de “autor do texto” por economia de palavras e para dar estilo ao que escrevo. O meu leitor ousado já pode especular que sobreponho o texto ao seu autor para sugerir que a própria escrita modifica quem escreve, e o faz no momento mesmo do gesto de escrever.

Ambas as interpretações me parecem válidas, embora eu goste mais da segunda. Talvez haja outras leituras igualmente válidas, embora nem tudo se possa enfiar impunemente nas entrelinhas alheias. Em todo caso, creio que achei um bom exemplo de leitura de entrelinhas no próprio texto que fala das entrelinhas...

Se posso ler nas entrelinhas de textos teóricos ou informativos como este que vos fala, o que não dizer de textos de ficção? Este meu texto não se quer propositalmente ambíguo ou plurissignificativo, mas o acaba sendo de algum modo, por força das condições internas de toda a linguagem, o que abre espaço para suas entrelinhas, isto é, para seus não-ditos.

Um texto de ficção, entretanto, já se quer ambíguo e plurissignificativo, assumindo orgulhosamente suas entrelinhas. Estas entrelinhas são maiores ou menores, mais ou menos carregadas de sentido, dependendo, é claro, do texto que contornam. Textos menores e mais densos, por exemplo, tendem a conter entrelinhas às vezes maiores do que eles mesmos.

É o caso do menor conto do mundo, do hondurenho Augusto Monterroso, intitulado “O Dinossauro”. O conto tem apenas sete palavras e cabe em apenas uma linha: “quando acordou, o dinossauro ainda estava ali”.
As entrelinhas cercam este conto, provocando muitas perguntas, como, por exemplo:

1. Quem acordou?
2. Quem fala?
3. Onde é ali?
4. O dinossauro ainda estava ali porque também se encontrava lá antes de a tal pessoa dormir, ou porque ela sonhara com o dinossauro e ele saiu do sonho para a sua realidade?
5. O dinossauro que ainda estava ali é o animal extinto ou um símbolo?
6. Se for o animal extinto e supondo que o conto se passa na nossa época, como ele chegou ali?
7. Se não se passa na nossa época, então em que época se passa a história?
8. Se, todavia, o dinossauro é um símbolo, o que simboliza?

Na verdade, as entrelinhas contêm as perguntas que um texto nos sugere, muito mais do que as respostas que ele porventura esconde. A nossa habilidade de ler nas entrelinhas se desenvolve junto com a nossa habilidade de seguir as sugestões do texto e de formular perguntas a respeito dele e mesmo contra ele, para explorá-las sem necessariamente respondê-las de uma vez para sempre.

Gustavo Bernardo (Adaptado de: revista.vestibular.uerj.br/coluna/)

O verbo flexionado na 1ª pessoa do singular não se restringe apenas ao autor em:

002
Matéria: Pedagogia
Órgão: SEDUC-AM
Ano: 2014

Com relação às ações realizadas na educação brasileira no período de 1964 a 1985, analise as afirmativas a seguir.

I. Expansão do número de vagas do ensino fundamental, eliminando o analfabetismo e atingindo a universalização.

II. Investimentos na diminuição dos índices de analfabetismo de adultos, especialmente com a implementação do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL).

III. Institucionalização do ensino profissionalizante no 2° grau somente para as escolas públicas.

Assinale:

003
Matéria: Português
Órgão: SEDUC-AM
Ano: 2014

Os quadrinhos a seguir referem-se às questões 43, 44 e 45

imagem-001.jpgSobre a tipologia desses quadrinhos, é correto afirmar que se trata de um texto

004
Matéria: Português
Órgão: SEDUC-AM
Ano: 2014

Os quadrinhos a seguir referem-se às questões 43, 44 e 45

imagem-001.jpgA alienação escolar referida por Mafalda ocorre por meio de

005
Matéria: Português
Órgão: SEE-AL
Ano: 2013

imagem-002.jpgNo que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.

No primeiro parágrafo, as formas “Com”, “um”, “na”, “em”, “da”, “aos” e “dos” são classificadas como monossílabos átonos.

006
Matéria: Sistema Operacional e Software
Órgão: SEDUC-AM
Ano: 2011

A respeito do sistema operacional Windows, julgue os itens
subsequentes.
Se o recurso Hibernar tiver sido ativado, quando o equipamento voltar a ser utilizado, a área de trabalho precisará ser reinicializada e todos os programas anteriormente ativos estarão fechados e deverão ser novamente inicializados.

007
Matéria: Interpretação de Textos
Órgão: Prefeitura de Salvador - BA
Ano: 2010

Imagem 002.jpg
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Imagem 004.jpg

O professor deve propiciar aos alunos a formação de uma consciência crítica. Assim, no caso de reclamações de consumidores a empresas, em que duas partes estão envolvidas, uma atividade a ser sugerida, que ajuda os alunos a perceberem como se comporta cada uma das partes, é

008
Matéria: Tipologia Textual e Tipos de Discurso: direto, indireto e indireto livre.
Órgão: Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano: 2011

Imagem 004.jpgDe modo geral, a bula classifica-se como texto predominantemente:

009
Matéria: Pedagogia
Órgão: SEDU-ES
Ano: 2008

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), aprovado em 2007, instituído por lei de natureza contábil, substituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Fundamental (FUNDEF). A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

O FUNDEB, que entrou em vigor no ano de 2007, é um fundo nacional que visa distribuir igualmente os recursos destinados a todos os níveis de educação do país.

010
Matéria: Tipologia Textual e Tipos de Discurso: direto, indireto e indireto livre.
Órgão: SEDU-ES
Ano: 2008

Imagem 014.jpg

Julgue os itens subseqüentes, relativos às idéias e estruturas do
texto acima.

Predomina no texto a narração.