Questões filtradas por: cargo de professor - língua portuguesa

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001
Matéria: Pedagogia
Órgão: SEDUC-AM
Ano: 2014

Com relação às ações programáticas do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos na Educação Básica, analise as afirmativas a seguir.

I. Estimula o fortalecimento dos conselhos escolares como promotores da educação em direitos humanos.

II. Estimula a reflexão sobre a educação em direitos humanos junto aos profissionais da educação básica, suas entidades de classe e associações.

III. Apoia a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos humanos no ambiente escolar.

Assinale:

002
Matéria: Português
Órgão: SEE-AL
Ano: 2013

imagem-002.jpgNo que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.

O enunciado “ele abre a porta da classe caracterizado da cabeça aos pés” (l.5-6) configura um período simples, constituído de única oração.

003
Matéria: Português
Órgão: SEE-AL
Ano: 2013

imagem-004.jpgCom relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 105 a 113.

A fim de conferir autoridade aos seus argumentos, o autor emprega majoritariamente uma linguagem técnica, com termos que advêm do jargão científico.

004
Matéria: Parnasianismo
Órgão: SEDUC-AM
Ano: 2011

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Considerando o texto acima, bem como elementos gerais dos estilos
de época da literatura brasileira, julgue os itens de 85 a 90.
O Parnasianismo, marcado pela impessoalidade e pela objetividade, inclui-se entre as estéticas que se opõem ao Romantismo. No Brasil, o Parnasianismo foi representado especialmente por Olavo Bilac.

005
Matéria: Interpretação de Textos
Órgão: SEDUC-AM
Ano: 2011

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Julgue os itens de 107 a 111, referentes aos recursos linguísticos e
estilísticos empregados no texto.
Na locução “foi tomando” (L.1), constituída por forma verbal auxiliar seguida de verbo no gerúndio, percebe-se a ideia de progressividade, de modo que se entende “foi tomando horror” como um processo que se estendeu no tempo, sem ter-se concluído em determinado momento.

006
Matéria: Português
Órgão: Prefeitura de Salvador - BA
Ano: 2010

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Imagem 004.jpg

Observe as três sentenças do diálogo numeradas abaixo.

I - “O senhor está ciente do valor da multa que deverá pagar?
II - Multa?
III - Mas multa por quê?” (L. 68-70)

Os valores expressos pelo sinal de interrogação são, respectivamente,

007
Matéria: Noções de Fonética
Órgão: Prefeitura de Patos - PB
Ano: 2010

Considere a seguinte frase escrita por um aluno do ensino fundamental: Não deixi matar os passarinhos. A forma “deixi”, em lugar de “deixe”, ilustra um caso de inadequação

008
Matéria: Pedagogia
Órgão: SEDU-ES
Ano: 2008

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.

Para os adeptos da teoria gestalt, o comportamento não é um somatório ou associação de experiências, mas resultado da atuação da mente estruturada que percebe o mundo de forma igualmente estruturada. Esses teóricos demonstram suas teses por meio de testes, com figuras estilizadas, nos quais a mente atribui um significado que não está na figura exibida.

009
Matéria: Pedagogia
Órgão: SEDU-ES
Ano: 2008

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.

Para a teoria freiriana, a função da escola é preparar criticamente o indivíduo, integrando-o à sociedade, contribuindo para a transformação social, por meio de uma prática criativa, participativa, dialógica e conscientizadora.

010
Matéria: Interpretação de Textos
Órgão: SEDU-ES
Ano: 2008

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Em relação ao texto acima, julgue os itens de 86 a 89.

O conceito de analfabeto funcional diz respeito às pessoas que lêem e escrevem de forma precária e que não usam os recursos da leitura e da escrita como instrumentos de ação social.