Questões filtradas por: cargo de técnico em enfermagem

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001
Matéria: Sistema Operacional e Software
Órgão: Prefeitura de Canavieira - PI
Ano: 2015

Qual a função do comando shutdown no sistema Operacional Linux?

002
Matéria: Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem
Órgão: UFF
Ano: 2015

Em uma situação em que o paciente com sonda nasogástrica sem drenagem apresente náuseas, vômitos e distensão abdominal, o técnico em enfermagem deverá: 

003
Matéria: Diabetes Mellitus
Órgão: EBSERH
Ano: 2015

O início da ação de uma insulina de ação rápida ocorre entre

004
Matéria: Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.
Órgão: IF-SP
Ano: 2014

O Mundo Tem Conserto
O Brasil tem mais celulares que habitantes. Em novembro de 2013, ultrapassamos 270 milhões de linhas. Não se sabe o quanto os recém-comprados substituem aparelhos jogados fora, mas uma pesquisa de 2012 da empresa de softwares F-Secure indica que um terço dos brasileiros troca de aparelho todos os anos. Não se trata de um fenômeno nacional. Em 10 dos 14 países pesquisados, a maior parte dos entrevistados disse não esperar mais de dois anos para comprar um novo equipamento. Chegou-se a um ponto em que, nos Estados Unidos, um plano da operadora Verizon permite trocar o modelo por um mais recente a cada 6 meses, o que praticamente transforma o celular num bem perecível. Mas esta reportagem não é sobre celulares. É sobre fones de ouvido, ferros de passar roupa, tostadeiras, computadores e vários outros bens eletroeletrônicos que, ao primeiro sinal de defeito ou novidade, jogamos fora, aumentando uma pilha de lixo eletrônico de quase 40 milhões de toneladas por ano, segundo a ONU. Esse nosso descaso, no entanto, tem conserto. É isso o que prega um crescente grupo de ativistas geeks presente em pelo menos 30 países, inclusive no Brasil.

Os consertadores ("fixers", em inglês) pregam que o melhor para o planeta não é reciclar lixo, e sim não produzi-lo. "Nunca possuímos tantas coisas como hoje, mesmo que as utilizemos cada vez menos", diz Deyan Sudjic, diretor do Museu do Design, em Londres, e autor do livro A Linguagem das Coisas. "Como gansos alimentados à força com grãos até seus fígados explodirem para virar foie gras, somos uma geração nascida para consumir."

A estratégia dos fixers para combater essa lógica passa por rejeitar a resposta pronta de assistências técnicas autorizadas de que "vale mais a pena comprar um novo". Só é possível esse questionamento porque o movimento começa a se apropriar do conhecimento técnico e a disseminá-lo, divulgando como é possível fazer pequenos reparos e deixar de descartar um produto ainda próprio para o uso.

Programado para morrer

Mais do que prolongar a vida útil das peças, os entusiastas do conserto propõem reduzir a dependência com relação a serviços de grandes empresas. No alvo desse questionamento está a obsolescência programada, o fato de que alguns produtos são desenhados para não durar ou para que, quando tiverem um problema, não sejam reparados. Um exemplo bem documentado disso é a primeira versão do iPod, de 2001. Clientes reclamavam que a bateria do MP3 player estragava após um ano e que não havia como trocá-la. Alguns chegaram a gravar conversas com o serviço de atendimento ao consumidor da empresa, que dizia não fornecer novas baterias e que o melhor era comprar um iPod novo. Por conta disso, a advogada Elizabeth Pritzker levou a Apple aos tribunais em uma ação coletiva em 2003. "Recebemos documentos técnicos e vimos que a bateria foi desenhada para durar apenas um curto período de tempo", diz Pritzker no documentário The Light Bulb Conspiracy. Após alguns meses, a ação judicial terminou em um acordo. A Apple, que já tinha vendido 3 milhões de unidades, aceitou criar um programa de substituição das baterias e estendeu a garantia para dois anos, oferecendo compensação aos que entraram na justiça. Procurada pela reportagem, a Apple não indicou ninguém para comentar o caso.

Não se trata apenas de ir contra fabricantes que produzem coisas com um ciclo de vida curto. Os fixers também pressionam a indústria para que não dificulte o conserto propositalmente, prática na qual a Apple também é citada. Assim que o iPad Mini foi lançado, por exemplo, blogs começaram a abrir o aparelho e mostrar como a opção por colar as partes umas às outras dificultava qualquer reparo. Outra das denúncias desse tipo, publicada na revista Wired, afirma que o Macbook Pro Retina é o laptop menos "consertável" que existe. "O display é fundido no vidro, a memória RAM é soldada na placa do computador, o que impede upgrades. A bateria é colada no case, o que obriga o usuário a enviar todo o computador para a Apple a cada vez que ela precisa ser trocada", diz o texto.

Esse tipo de alerta quer colocar na pauta dos consumidores o quão fácil será o conserto. Sim, porque, sejamos francos, uma hora o seu eletrônico deve apresentar algum problema, e é bom que neste momento você não tenha de passar por uma via- crúcis para uma simples troca de bateria. Um dos núcleos dos ativistas que pressionam a indústria é o site iFixit, um repositório internacional de guias para consertar os mais diferentes tipos de aparelho. O iFixit dissemina dicas de entusiastas da eletrônica para leigos fazerem seus reparos e tem a ambição de reunir manuais de conserto "para todos os equipamentos existentes no mundo" ? parece exagero, mas só para celulares há 1,8 mil guias no site. Com base nisso, a página mantém um índice de "consertabilidade" para alguns aparelhos, como tablets e smartphones (veja o quadro Escala de Consertabilidade no final da matéria). "Se você não pode consertar um produto, você não o possui de verdade", diz seu slogan.

O iFixit é parte de um ecossistema para o conserto que nunca foi tão propício, com vídeos tutoriais no YouTube, distribuidoras online de peças e encontros para ensinar a reparar todo tipo de eletrônicos. "Vemos esse movimento como uma forma de ativismo", afirma Vincent Lai, diretor do Fixers Collective, um coletivo de consertadores baseado em Nova York. "Quando reparamos ou consertamos algum objeto, nós reafirmamos a posse e o direito de agir sobre ele. Estamos dizendo aos fabricantes que nós é que vamos escolher a forma e por quanto tempo usamos nossos aparelhos, não eles", diz.

Mão na massa

Grupos como o de Lai estão espalhados pelo mundo todo. O próprio Fixer's Collective tratou de mapear (e contatar) mais de 30 deles, em países como Austrália, Espanha e Finlândia. "Mas existem inúmeros outros que estão fora do nosso radar", diz. "É uma contracultura em franco desenvolvimento." O objetivo desses coletivos é promover eventos em que pessoas de uma comunidade possam levar seus pertences quebrados ou com defeito e consertá-los de graça e, mais importante do que isso, aprender a repará-los no caso de uma nova necessidade. [...]

A ideia tem inspiração na Maker Faire, considerada hoje a maior feira de inovação dos EUA. Uma espécie de Woodstock dos nerds, o evento é um divertido expoente da cultura maker (adeptos do faça você mesmo). “A ideia vigente é que, para ser inovador, você precisa fazer as coisas, não as relegar às grandes corporações. Se você não faz mais, a inovação deixa de acontecer,” afirma Ronaldo Lemos, diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É um novo significado que surge na nossa relação com os nossos pertences: não basta só comprar, é preciso conhecer, consertar. “Com ferramentas e conhecimentos, os fazedores têm a capacidade para reparar e, em alguns casos, até mesmo melhorar os produtos que compram”, diz Mike Senese, editor-executivo da revista Make, que organiza o Maker Faire. [...] Para o movimento de consertadores, mais importante do que o ambiente de inovação é mudar a cultura em relação aos objetos.

TONON, Rafael. O mundo tem conserto. Galileu. São Paulo, Globo, n. 271, fev. 2014, p. 42- 46. (Adaptado)O movimento dos consertadores combate as seguintes práticas das empresas, EXCETO:

005
Matéria: Assistência de Enfermagem a Queimados
Órgão: CHS
Ano: 2014

Os primeiros socorros a pessoas vítimas de queimaduras envolvem os seguintes cuidados, exceto:

006
Matéria: Anatomia
Órgão: SESACRE
Ano: 2013

No aparelho urinário, os ductos que transportam a urina para a bexiga são chamados de:

007
Matéria: Diabetes Mellitus
Órgão: UFPB
Ano: 2012

A Diabetes Mellitus Gestacional caracteriza-se pela intolerância à glicose, em razão de hormônios antagônicos à insulina produzidos na gestação. Nesses casos, na assistência à paciente, o técnico em enfermagem realiza alguns procedimentos para controle da taxa de glicemia. Considerando os procedimentos que devem ser realizados com essa finalidade, julgue cada um dos itens abaixo:

Pesagem da paciente e restrição alimentar, em caso de peso elevado

008
Matéria: Assistência de Enfermagem ao Puerpério
Órgão: UFPB
Ano: 2012

O puerpério é o período compreendido desde o parto até a volta do organismo materno às condições normais antes da gravidez. Considerando as características do puerpério e os cuidados indicados à paciente nesse período, julgue a proposição seguinte:

A puérpera deve ser orientada a não alternar as mamas durante a amamentação.

009
Matéria: Cuidados Paliativos
Órgão: UFPB
Ano: 2012

As pessoas reagem à morte de maneiras diferentes, por isso, à medida que o paciente se agrava, o profissional de enfermagem deve ter um cuidado todo especial, proporcionando-lhe conforto físico e espiritual. Baseando-se nessa afirmativa, julgue cada uma das proposições seguintes:

Manter o corpo limpo, identificá-lo, evitar maus odores e saída de secreções e sangue, e dispor o corpo em posição adequada antes da rigidez cadavérica são os cuidados que o profissional de enfermagem deve ter após a morte do paciente.

010
Matéria: Exames Laboratoriais
Órgão: UFPB
Ano: 2012

Durante o tempo de internação, o cliente é submetido a vários tipos de exames. Em relação aos exames laboratoriais, julgue cada uma das proposições seguintes:

A coleta de exame em paciente portador de sonda vesical deve ser realizada pinçando-se a extensão da bolsa e abrindo-se a válvula do sistema fechado, após a limpeza local.