Sai decreto e mulheres poderão se alistar no serviço militar em 2025
Arrasta pro lado e confira!
Foi publicado no DOU um Decreto que formaliza os procedimentos para o recrutamento, incorporação e prestação do serviço militar inicial por mulheres voluntárias nas Forças Armadas do Brasil, permitindo agora que mulheres também optem por se alistar, caso queiram seguir carreira militar.
Até então, as Forças Armadas admitiam mulheres em seus quadros exclusivamente por meio de concursos de suboficiais e oficiais, ocupando cargos de nível superior, como médicas, engenheiras e coordenadoras de tráfego aéreo.
O decreto estabelece que o serviço militar inicial feminino será composto por mulheres que se apresentem voluntariamente para o recrutamento anual. O processo de recrutamento inclui três etapas principais, assim como ocorre hoje para os homens, com alistamento, seleção e incorporação.
Os municípios onde ocorrerá o alistamento serão designados anualmente por meio de um plano geral de convocação, que será proposto pelos Comandos das Forças Armadas e aprovado pelo Ministro da Defesa.
O período de alistamento será de janeiro a junho do ano em que a mulher completar 18 anos. As candidatas serão submetidas a uma seleção, que seguirá critérios específicos das Forças Armadas, e deverão se adequar ao plano geral de convocação.
Clica no Link e veja mais sobre o alistamento feminino no Brasil!