Questões filtradas por: órgão TRF - 4ª REGIÃO

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.

001
Matéria: Português
Órgão: TRF - 4ª REGIÃO
Ano: 2014

Vaidade do humanismo

A vaidade, desde sua etimologia latina vanitas, aponta para o vazio, para o sentimento que habita o vão. Mas é possível tratar dela com mais condescendência do que os moralistas rigorosos que costumam condená-la inapelavelmente. Pode-se compreendê-la como uma contingência humana que talvez seja preciso antes reconhecer com naturalidade do que descartar como um vício abominável. Como se sabe, a vaidade está em todos nós em graus e com naturezas diferentes, e há uma vaidade que devemos aceitar: aquela que corresponde não a um mérito abstrato da pessoa, a um dom da natureza que nos tornasse filhos prediletos do céu, mas a algum trabalho que efetivamente tenhamos realizado, a uma razão objetiva que enraíza a vaidade no mesmo chão que foi marcado pelo nosso melhor
esforço, pelo nosso trabalho de humanistas.
Na condição de humanistas, temos interesse pelo estudo das formações sociais, dos direitos constituídos e do papel dos indivíduos, pela liberdade do pensamento filosófico que se pensa a si mesmo para pensar o mundo, pela arte literária que projeta e dá forma em linguagem simbólica aos desejos mais íntimos; por todas as formas, enfim, de conhecimento que ainda tomam o homem como medida das coisas. Talvez nosso principal desafio, neste tempo de vertiginoso avanço tecnológico,
esteja em fazer da tecnologia uma aliada preciosa em nossa busca do conhecimento real, da beleza consistente e de um mundo mais justo - todas estas dimensões de maior peso do que qualquer virtualidade. O grande professor e intelectual palestino Edward Said, num livro cujo título já é inspiração para uma plataforma de trabalho - Humanismo e crítica democrática - afirma a certa altura: “como humanistas, é da linguagem que partimos”; “o ato de ler é o ato de colocar-se na posição do autor, para quem escrever é uma série de decisões e escolhas expressas em palavras”. Nesse sentido, toda leitura é o compartilhamento do sujeito leitor com o sujeito escritor - compartilhamento justificado não necessariamente poradesão a um ponto de vista, mas pelo interesse no reconhecimento e na avaliação do ponto de vista do outro. Que seja este um nosso compromisso fundamental. Que seja esta a nossa vaidade de humanistas.

(Derval Mendes Sapucaia, inédito)

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

002
Matéria: Raciocínio Matemático
Órgão: TRF - 4ª REGIÃO
Ano: 2014

Na expressão imagem-001.jpg as letras x, y, z e w podem ser substituídas por qualquer número inteiro de -3 a 3, sem que se possa repetir um mesmo número na mesma expressão, e desde que se possa calcular o valor numérico da expressão com as substituições feitas. Sendo M o maior valor numérico possível dessa expressão, e m o menor valor numérico possível, então M - m é igual a

003
Matéria: Segurança e Transporte
Órgão: TRF - 4ª REGIÃO
Ano: 2014

O esforço de prever a ocorrência de um acidente e o uso de manobras que utilizam o veículo como um instrumento de ataque, imobilizando o veículo agressor, fazem parte, respectivamente,

004
Matéria: Termos integrantes da oração: Objeto direto, Objeto indireto, Complemento nominal, Agente da Passiva
Órgão: TRF - 4ª REGIÃO
Ano: 2012

Em um belo artigo, o físico Marcelo Gleiser, analisando a constatação do satélite Kepler de que existem muitos planetas com características físicas semelhantes ao nosso, reafirmou sua fé na hipótese da Terra rara, isto é, a tese de que a vida complexa (animal) é um fenômeno não tão comum no Universo.
Gleiser retoma as ideias de Peter Ward expostas de modo persuasivo em "Terra Rara". Ali, o autor sugere que a vida microbiana deve ser um fenômeno trivial, podendo pipocar até em mundos inóspitos; já o surgimento de vida multicelular na Terra dependeu de muitas outras variáveis físicas e históricas, o que, se não permite estimar o número de civilizações extraterráqueas, ao menos faz com que reduzamos nossas expectativas.
Uma questão análoga só arranhada por Ward é a da inexorabilidade da inteligência. A evolução de organismos complexos leva necessariamente à consciência e à inteligência?
Robert Wright diz que sim, mas seu argumento é mais matemático do que biológico: complexidade engendra complexidade, levando a uma corrida armamentista entre espécies cujo subproduto é a inteligência.
Stephen J. Gould e Steven Pinker apostam que não. Para eles, é apenas devido a uma sucessão de pré-adaptações e coincidências que alguns animais transformaram a capacidade de resolver problemas em estratégia de sobrevivência. Se rebobinássemos o filme da evolução e reencenássemos o processo mudando alguns detalhes do início, seriam grandes as chances de não chegarmos a nada parecido com a inteligência.


(Adaptado de Hélio Schwartsman. Folha de S. Paulo, 28/10/2012)


...complexidade engendra complexidade...

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em:

005
Matéria: Instrumentos de Planejamento e Demonstrativos Fiscais
Órgão: TRF - 4ª REGIÃO
Ano: 2010

É uma variação patrimonial ativa independente da execução orçamentária:

006
Matéria: Servidores Públicos
Órgão: TRF - 4ª REGIÃO
Ano: 2010

Os servidores públicos titulares de cargos efetivos, aos quais é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, serão aposentados

007
Matéria: Direito Processual Penal
Órgão: TRF - 4ª REGIÃO
Ano: 2010

Considere as seguintes assertivas sobre o perdão:

I. O perdão concedido a um dos querelados aproveitará a todos, sem que produza, todavia, efeito em relação ao que o recusar.

II. Se o querelante for menor de 18 e maior de 16 anos, o direito de perdão poderá ser exercido por ele ou por seu representante legal, e o perdão concedido por um, havendo oposição do outro, produzirá efeito.

III. O perdão tácito admitirá todos os meios de prova.

IV. Concedido o perdão, mediante declaração expressa nos autos, o querelado será intimado a dizer, dentro de três dias, se o aceita, devendo, ao mesmo tempo, ser cientificado de que o seu silêncio importará aceitação.

De acordo com o Código de Processo Penal, está correto o que consta APENAS
em

008
Matéria: Análise Combinatória
Órgão: TRF - 4ª REGIÃO
Ano: 2010

Cada célula do quadriculado abaixo deve ser preenchida de modo a formar uma palavra e, para tal, devem ser usadas exatamente duas letras de cada uma das palavras: RIJO, TREM, PUMA e LOAS.

Imagem 006.jpg

Considerando que cada célula deverá ser ocupada por uma única letra, em posição diferente daquela onde ela se encontra nas palavras dadas, qual das palavras seguintes poderá ser formada?

009
Matéria: Classificação Decimal de Dewey
Órgão: TRF - 4ª REGIÃO
Ano: 2010

Em relação à Classificação Decimal de Dewey, considere:

I. 000 é a notação mais geral da CDD, sendo usada para obras não limitadas a qualquer disciplina específica, como enciclopédias e periódicos, assim como a certos aspectos comuns das disciplinas, como teoria, história, geografia etc.

II. A CDD é organizada por disciplinas; como um assunto pode aparecer em mais de uma disciplina, esse assunto pode aparecer em mais de uma classe.

III. A tabela 1 (auxiliar) da CDD divide o assunto de acordo com a sua forma de apresentação, sendo interna ou intrínseca ? filosofia, pesquisa, estudo e ensino etc. ?, e externa ou extrínseca ? dicionário, compêndio, periódico etc.

IV. As notações da Tabela 1 só podem ser aplicadas quando expressamente autorizadas pelo esquema por meio de notas de instrução.

V. O princípio hierárquico da CDD significa que cada tópico faz parte de todos os tópicos mais abrangentes acima dele, sendo que tudo o que é determinado para o todo também vale para a parte.

Está correto o que consta APENAS em

010
Matéria: Habeas Corpus
Órgão: TRF - 4ª REGIÃO
Ano: 2007

Nos crimes de ação penal pública incondicionada, a instauração do inquérito policial